Apesar de ainda guardar seus próximos lançamentos dentro do mais rigoroso sigilo, a Jaguar resolveu apresentar para um seleto grupo de jurados do World Car Award quatro das principais novidades que planejar colocar no mercado nos próximos anos.

A apresentação aconteceu em evento secreto realizado no centro de design de Coventry, no Reino Unido, onde foram revelados detalhes sobre as novas gerações dos sedãs XJ e XE, além de antecipado o visual do próximo F-Type. De quebra, a marca mostrou também o aguardado SUV topo de linha J-Pace, que até então vinha sendo tratado como especulação, mas que a partir de agora fica com lançamento mais do que confirmado.

Galeria: Jaguar XJ 2020 (projeção)

Naturalmente não foi permitido fazer fotos ou vídeos dos segredos, mas no caso do XJ já é certo que, pela primeira vez, será equipado com propulsão elétrica. Além disso, o modelo fará uso da nova plataforma MLA (Modular Longitudinal Architecture), que trará ganhos significativos em economia de escala e simplificará o processo produtivo. Na prática, a base proporcionará ao sedã passar por uma mudança radical na comparação com o carro de hoje, tanto na parte mecânica (chegada da eletrificação) quanto no quesito visual (estilo completamente reformulado). Fonte ligadas ao projeto garantem que uma das preocupações principais é "passar a mensagem de um carro esportivo e não é apenas um sedã de três volumes".

Sobre o inédito SUV J-Pace, tratado por muito tempo como boato, temos que a confirmação de que realmente será lançado. Como o próprio nome sugere, o modelo será posicionado no topo da linha de utilitários esportivos da marca, ficando acima do E-Pace e do F-Pace. A plataforma a ser usada será a mesma base MLA do primo XJ 2020, o que automaticamente deixará o SUV preparado para eletrificação. Neste caso, porém, ainda não há confirmação sobre o lançamento de versões totalmente elétricas, mas configurações híbridas certamente serão oferecidas. O J-Pace adiantará também detalhes mecânicos sobre a próxima geração dos Range Rover Vogue e Sport, tendo em vista que a arquitetura será a mesma.

Por fim, a apresentação também contemplou detalhes sobre os próximos XE e F-Type, que já estão rodando em testes de desenvolvimento. De forma bastante sucinta, a Jaguar também falou sobre a possibilidade de lançar novos veículos na base do portfólio, o que incluiria prováveis SUVs compactos com A-Pace e B-Pace. 

Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com