Novo Peugeot 2008 se torna um mini 3008 e ganha versão elétrica

Segunda geração do SUV compacto adota visual inspirado no hatch 208

Peugeot 2008 2020 (Europa) Peugeot 2008 2020 (Europa)

Terceiro SUV compacto mais vendido na Europa em 2018, o Peugeot 2008 tornou-se um modelo de sucesso para a fabricante e, por isso, precisava de uma nova geração que mantivesse o nível. Ela finalmente é revelada de forma oficial e, assim como foi com o novo 208, terá uma variante totalmente elétrica. As vendas na Europa começarão no final do ano, mas os preços ainda não foram revelados.

Como esperado, o design feito pela equipe de Gilles Vidal fez com que o Peugeot 2008 pareça muito com o novo 208. Recebeu uma nova grade, faróis redesenhados e a famosa assinatura em LED imitando as presas de um leão descendo na vertical até o para-choque. Está 14 centímetros maior do que o anterior, com 4,30 m de comprimento. O entre-eixos também aumentou para 2,60, o que deixou o interior com espaço suficiente para dois adultos de 1,80 m viajarem confortavelmente no banco traseiro.

Também era de se esperar que o porta-malas ficasse maior, o que de fato aconteceu: a capacidade subiu para 434 litros, enquanto o modelo nacional tem 355 litros. O para-choque traseiro mais proeminente protege a tampa do porta-malas. Não ficou tão bom esteticamente, mas ao menos tem o mérito de proteger o veículo em pequenas colisões. Outro detalhe estranho é o emblema "2008" posicionado acima do capô, como nos Land Rover.

Por dentro, o Peugeot 2008 ficou igual ao 208. Está com acabamento melhor, usando materiais mais refinados e três tons. Volta a utilizar botões em forma de tecla de pianos, controlando alguns elementos da central multimídia com tela de 10”. A segunda tela é a do painel de instrumentos, exibindo todas as informações para o motorista. Terá quatro versões: Active, Allure, GT Line e GT, todas com motores a gasolina, diesel e a inédita variante elétrica.

Falando nela, a versão elétrica será batizada como e-2008. Visualmente, ela é praticamente idêntica às variantes com motores a combustão. Traz um pequeno símbolo "e" nas laterais e ao lado do nome do carro na traseira. Sob o capô, obviamente, está o mesmo motor elétrico usado pelo e-208, que gera 136 cv e 26,5 kgfm de torque. É abastecido por um conjunto de baterias de 50 kWh posicionado sob o assoalho.

Segundo a Peugeot, o e-2008 é capaz de rodar por 310 km, somente 30 km menos do que o e-208, diferença justificada pela aerodinâmica pior do SUV e pelo peso, já que a variante elétrica pesa 1.500 kg - 300 kg mais do que a versão com motor a combustão. A recarga depende da tomada utilizada. Com um WallBox de 11 kW, leva 5 horas para uma recarga completa, aumentando para 8 horas com uma tomada de 7,4 kWh. Uma estação de carga rápida de 100 kW recupera 80% da capacidade em 30 minutos. A marca usou um sistema de regulagem térmica para a bateria, permitindo que use este tipo de recarga sem causar danos.

Já as versões com motores convencionais adotarão o 1.2 PureTech turbo de três cilindros, com três níveis de potência: 100, 130 e 155 cv, sendo que este último está disponível somente para a variante GT. As opções a diesel usarão o 1.5 BlueHDI de 100 ou 130 cv. As opções de transmissão são a manual de 6 marchas e automática de 8 posições. Adequando-se às demandas europeias, o 2008 receberá sistemas como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência automática. O auxílio de permanência em faixa tem uma função interessante chamada “Lane Positioning”, que coloca o carro de um dos lados escolhidos da faixa, para dar espaço para as motos passarem no corredor. Ainda traz monitor de ponto cego, frenagem automática de emergência e faróis automáticos.

Apesar da apresentação, a Peugeot ainda não revela os preços do 2008 para a Europa. O modelo atual é vendido por 19.450 euros (cerca de R$ 85 mil) e, considerando que está mais equipado, os valores devem passar da casa de 20 mil euros. A versão elétrica deve custar cerca de 35 mil euros (R$ 151,1 mil), sem contar o incentivo de 6.000 euros (R$ 25,9 mil) que os governos europeus normalmente dão para os elétricos. 

Já aqui no Brasil, a estreia deve acontecer somente após 2021. Rumores dizem que ele será feito na Argentina, só que apenas após o lançamento do novo 208, previsto para o final do ano que vem - e que já aparece em testes por aqui.

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