Em meio a carros de sonho como Ferrari F8 Tributo e Bugatti La Voiture Noire, a nova geração do Peugeot 208 pode não parecer tão chamativa. Mas a verdade é que o compacto francês está dando o que falar em sua primeira aparição pública, que acontece nesta semana no Salão de Genebra. Além do estilo arrojado, o novo 208 estreia uma inédita versão elétrica. E, o mais importante, já tem passaporte carimbado para o Brasil.
Entre suas primícias, o Peugeot 208 2019 emprega a plataforma modular CMP do Grupo PSA, que já serve ao DS3 Crossback e em breve estará também no novo Opel Corsa. Oferecido somente com a carroceria 5 portas, o hatch ficou cerca de 30 kg mais leve (graças à nova estrutura) e possui porta-malas com 265 litros de capacidade.
A essas motorizações podem ser aplicados cinco níveis de acabamento e equipamentos: Acess, Active, Allure, GT Line e GT. Em relação ao atual 208, a maior novidade fica por conta da transmissão EAT8 automática de 8 marchas, que substitui a de 6 posições usada até então.
Por dentro, o destaque do novo 208 é a segunda geração do i-Cockpit, que dependendo da versão oferece instrumentação 100% digital, complementada pela tela da central da multimídia, que pode ser de 5, 7 ou 10 polegadas, também de acordo com o nível de acabamento.
Já a versão elétrica conta com o mesmo esquema de propulsão do DS3 Crossback, que entrega 136 cv de potência e torque máximo de 26,5 kgfm, ofertados em três modos de condução: Eco (para otimizar a bateria), Normal (para condução diária confortável) e Sport (que prioriza o desempenho e proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos).
Com produção já confirmada para a Argentina a partir de 2020, na fábrica de El Palomar, o novo Peugeot 208 tem previsão de chegar ao Brasil em 2021, onde conviverá com o modelo atual nas lojas. Para isso, o 208 nacional perderá as versões mais caras e será reposicionado como carro de entrada.