A Peugeot parece ter pressa de lançar a nova geração do 208 na América Latina. Prova disso é que, enquanto o modelo era apresentado no Salão de Genebra, em março, unidades já chegavam à Argentina para testes. Agora, nosso colega Renato Maia, do Canal Falando de Carro, recebeu o primeiro flagra do hatch rodando no Brasil. Na calada da noite, o 208 foi surpreendido pelo espectador Danilo Oliveira na Via Dutra, nas proximidades da fábrica da PSA em Porto Real (RJ).  

Peugeot 208 2019

Maior e mais sofisticado, o novo 208 adota a plataforma CMP e tem como destaque o visual arrojado, que chama a atenção pela dianteira com o "dente" que sai do farol e avança pelo para-choque. Na traseira, as lanternas escurecidas são unidas por um friso preto que dá impressão de ser tudo uma única peça. Pelo flagra é possível notar bem as três "garras" das luzes de freio, outra marca registrada do novo hatch. 

Por dentro, o 208 traz uma evolução do conceito I-Cockpit, mantendo o volante pequeno e o cluster elevado. Nas versões mais caras, o quadro de instrumentos passa a ser digital e a tela da multimídia aumenta para 10". 

Na Europa, a principal novidade do 208 2020 é uma versão puramente elétrica. Por aqui, enfim teremos o motor 1.2 PureTech na versão turbo de 130 cv para o lugar do antigo 1.6 aspirado do carro atual - sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas. À princípio, os planos são de fabricar o novo hatch na Argentina a partir do fim de 2020, com chegada ao Brasil em 2021. No entanto, gente ligada à fabricante diz que a produção em Porto Real (RJ) não está descartada, principalmente levando-se em conta a (delicada) situação econômica do país vizinho atualmente. 

Peugeot e208 2019
Peugeot 208

De certo, porém, está apenas a decisão de manter o 208 atual como modelo de entrada da marca, deixando o novo como opção aos chamados "compactos premium". A ver. 

Fotos: Danilo Oliveira (flagra), arquivo Motor1.com e divulgação 

Galeria: Peugeot 208 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com