Depois de registrarem crescimento nas vendas em abril, os SUVs intermediários voltaram a perder fôlego em maio. Foram 9.385 unidades, 3,6% a menos do que há um ano. Neste cenário, nem mesmo o líder passou incólume.
Apesar de uma queda de quase 9% no período, o Jeep Compass foi o preferido por 5.071 consumidores. Além de garantir mais de 54% das vendas do segmento – e quase metade se considerarmos também os SUVs maiores -, o modelo conquistou o seu melhor resultado desde novembro.
Vice-líder, o VW Tiguan (1.269) só não vendeu mais do que em abril (1.324) desde sua chegada ao país. O Hyundai ix35, com 492 unidades, repetiu a terceira posição do ranking anterior mesmo recuando quase 40%. O Chevrolet Equinox (396) subiu uma posição, mas com vantagem reduzida sobre o Hyundai Tucson (364), este com desempenho mais fraco desde setembro (355).
Colado no rival de origem sul-coreana, o Kia Sportage (363) viu desaparecerem mais de 1/3 dos emplacamentos de um ano atrás, número similar ao registrado pelo Mitsubishi ASX (295), que ao menos ficou à frente do irmão mais novo, Eclipse Cross (223), e do Peugeot 3008 (216). Fechando o top 10, o Mitsubishi Outlander (185) teve leve alta.
Em seu quarto mês com registros, o Caoa Chery Tiggo 7 (150), com reforço de campanhas publicitárias, deixou para trás modelos consagrados como Toyota RAV4 (144) – agora em versão híbrida – e Honda CR-V (68). A nova geração do Jeep Wrangler, com 25 unidades, mais do que dobrou os números de 2018.
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | MAI/19 | ABR/19 | MAI/18 | % MAI 19 | % ABR 19 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | JEEP COMPASS | 5071 | 4930 | 5556 | 54,03% | 51,96% | 2,86% | -8,73% |
2º | VW TIGUAN | 1269 | 1324 | 236 | 13,52% | 13,95% | -4,15% | 437,71% |
3º | HYUNDAI IX35 | 492 | 473 | 786 | 5,24% | 4,99% | 4,02% | -37,40% |
4º | CHEVROLET EQUINOX | 396 | 432 | 437 | 4,22% | 4,55% | -8,33% | -9,38% |
5º | HYUNDAI TUCSON | 364 | 470 | 427 | 3,88% | 4,95% | -22,55% | -14,75% |
6º | KIA SPORTAGE | 363 | 419 | 564 | 3,87% | 4,42% | -13,37% | -35,64% |
7º | MITSUBISHI ASX | 295 | 301 | 455 | 3,14% | 3,17% | -1,99% | -35,16% |
8º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 223 | 203 | 0 | 2,38% | 2,14% | 9,85% | - |
9º | PEUGEOT 3008 | 216 | 231 | 339 | 2,30% | 2,43% | -6,49% | -36,28% |
10º | MITSUBISHI OUTLANDER | 185 | 192 | 183 | 1,97% | 2,02% | -3,65% | 1,09% |
11º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 150 | 98 | 0 | 1,60% | 1,03% | 53,06% | - |
12º | TOYOTA RAV4 | 144 | 138 | 466 | 1,53% | 1,45% | 4,35% | -69,10% |
13º | HONDA CR-V | 68 | 99 | 76 | 0,72% | 1,04% | -31,31% | -10,53% |
14º | SUBARU FORESTER | 38 | 38 | 32 | 0,40% | 0,40% | 0,00% | 18,75% |
15º | PEUGEOT 5008 | 34 | 50 | 84 | 0,36% | 0,53% | -32,00% | -59,52% |
16º | JEEP WRANGLER | 25 | 40 | 11 | 0,27% | 0,42% | -37,50% | 127,27% |
17º | SUBARU XV | 24 | 24 | 38 | 0,26% | 0,25% | 0,00% | -36,84% |
18º | DODGE JOURNEY | 23 | 24 | 27 | 0,25% | 0,25% | -4,17% | -14,81% |
19º | SUBARU OUTBACK | 4 | 1 | 10 | 0,04% | 0,01% | 300,00% | -60,00% |
20º | SSANGYONG KORANDO | 1 | 1 | 7 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | -85,71% |
|
| 9385 | 9488 | 9734 | 100,00% | 100,00% | -1,09% | -3,59% |
Entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (1.266) continuou soberano e vendeu quase cinco vezes mais do que o vice-líder Mitsubishi Pajero (255), agora reforçado pela nova geração da versão Sport. Com isso, quem perdeu espaço foi o Chevrolet Trailblazer (202), dono da menor evolução em relação a 2018 (+2,5%).
Da quarta posição em diante, todos os modelos somados emplacaram apenas 84 unidades. Melhor colocado, o Kia Sorento (29) perdeu quase 2/3 dos compradores do ano passado. Ausente da lista desde setembro e já fora do portfólio da marca norte-americana, o Dodge Durango fechou o ranking com um único emplacamento.
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | MAI/19 | ABR/19 | MAI/18 | % MAI 19 | % ABR 19 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | TOYOTA SW4 | 1266 | 1211 | 1188 | 70,06% | 70,57% | 4,54% | 6,57% |
2º | MITSUBISHI PAJERO | 255 | 137 | 144 | 14,11% | 7,98% | 86,13% | 77,08% |
3º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 202 | 258 | 197 | 11,18% | 15,03% | -21,71% | 2,54% |
4º | KIA SORENTO | 29 | 39 | 76 | 1,60% | 2,27% | -25,64% | -61,84% |
5º | JAC T80 | 17 | 22 | 0 | 0,94% | 1,28% | -22,73% | - |
6º | HYUNDAI SANTA FE | 14 | 27 | 58 | 0,77% | 1,57% | -48,15% | -75,86% |
7º | JEEP GRAND CHEROKEE | 14 | 16 | 55 | 0,77% | 0,93% | -12,50% | -74,55% |
8º | LIFAN X80 | 9 | 6 | 15 | 0,50% | 0,35% | 50,00% | -40,00% |
9º | DODGE DURANGO | 1 | 0 | 0 | 0,06% | 0,00% | - | - |
|
| 1807 | 1716 | 1733 | 100,00% | 100,00% | 5,30% | 4,27% |
Observação: Os números do Jeep Grand Cherokee também incluem os do Cherokee, já que a Fenabrave não realiza a segregação.
Fonte: Fenabrave