A Audi comemora a conquista do Prêmio Internacional Motor do Ano na categoria de 150 cv a 250 cv pelo conhecido propulsor 2.0 TFSI. O troféu foi concedido por uma comissão internacional composta por 70 jornalistas especializados no setor automotivo que classificaram o powertrain como um dos "mais flexíveis e versáteis já produzidos”.
O motor, cuja sigla representa a abreviação de injeção direta turbo, está presente em diversos modelos da empresa e no Brasil pode ser visto em versões de A3, A4, A5, A6, Q3, Q5 e TT. Além de ser usado convencionalmente como como motor a gasolina, é também empregado em sistemas híbridos plug-in e para operações com gás natural.
Entre 2005 e 2009, a Audi ganhou na categoria de 2 litros com o 2.0 TFSI e entre 2010 e 2018, a marca chegou ao topo com o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros. Após a mudança de categorias de cilindros para cavalos em 2019, o motor de quatro cilindros e dois litros novamente sobe ao pódio. “Introduzimos o primeiro TFSI no mercado em 2004. Desde então, alcançamos a vitória na categoria correspondente todos os anos”, disse Hans-Joachim Rothenpieler, membro do conselho de administração para desenvolvimento técnico da Audi AG. No mercado internacional, a marca foi pioneira na produção da tecnologia downsizing em larga escala a partir de 2004, começando pelo A3 Sportback 2.0 TFSI.
O motor é considerado adequado tanto para instalações longitudinais em modelos maiores da Audi quanto instalações horizontais, incluindo em outras marcas do grupo Volkswagen. Na versão mais recente, o propulsor oferece uma tecnologia especial de eficiência Audi, conhecido como processo de combustão ciclo-B, que foi desenhado especialmente para carga parcial. Co estilo de condução moderado, a marca diz que é possível alcançar a eficiência de um motor de poucos cilindros com dinâmica de um motor grande em condução esportiva.
Fonte: Audi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Na China, a Audi está criando uma nova marca chamada...AUDI
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo Audi A7 aposentará o A6 como o conhecemos hoje