Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Enquanto SUVs se proliferam no portfólio, modelos icônicos como o TT não devem voltar ao mercado
Apesar da circulação de diversos rumores em torno do retorno de modelos icônicos, como TT e R8, o portfólio da Audi no mercado internacional deverá mesmo continuar sendo dominado por SUVs. Só no catálogo alemão, por exemplo, são nada menos que 12 crossovers, desde o compacto Q2 até o grande Q8, passando por motorizações a gasolina, diesel, híbridos plug-in e elétricos. E a razão para tudo isso é simples: dinheiro!
Enquanto mercado global de carros esportivos continua a diminuir, a demanda por SUVs no mundo inteiro segue em franca ascensão (mesmo após décadas seguidas de crescimento). A revista Carsales cita o chefe de produtos da Audi Austrália, Peter Strudwieke, dizendo: "Acho que a Audi está sempre olhando para as tendências do segmento global. Então, é claro que os SUVs têm aumentado nos últimos anos. No momento, eles ainda estão em ascensão."
Audi TT RS Coupé iconic edition
Strudwieke prossegue dizendo que os derivados Sportback de certos modelos Q (SUVs) têm parte do DNA dos carros esportivos. No entanto, a triste realidade é que esses SUVs são, em sua maioria, crossovers já existentes com apenas algumas mudanças de estilo. Na prática, SUVs com traseira rebaixada dificilmente podem ser considerados substitutos do TT e muito menos do R8 (veículo de alta performance com motor central e reputação até hoje elogiada).
Outros modelos semi-individuais também faltam na gama, já que o novo A5 não terá mais versões de duas portas e, na prática, a Audi não vende mais cupês ou conversíveis. A principal razão para saída da categoria é comercial. Veículos de nicho vendem pouco e, por vezes, não justificam o investimento empenhado no desenvolvimento. Muitos poderiam argumentar que uma montadora do porte da Audi deveria ter pelo menos um cupê e/ou conversível disponível no portfólio, mas as prioridades atualmente são outras.
Além do TT e do R8, Audi também desistiu dos cupês e conversíveis
Se um dia a Audi decidir trazer o TT de volta ao mercado, não ficaríamos surpresos se fosse outro crossover. Afinal, existe um precedente. O conceito TT Off-Road, lançado há uma década, imaginou um SUV que nunca saiu do papel. No mesmo ano houve também um TT Sportback, que deveria servir como um elegante sedã de quatro portas, mas isso também nunca se concretizou.
A alta demanda por SUVs não é a única razão pela qual os carros divertidos foram colocados em segundo plano. O chefe da Audi Austrália, Jeff Mannering, menciona que a empresa precisa ter cuidado ao gastar dinheiro em novos produtos, dado o difícil clima econômico em 2024.
PARTICIPE DO ELECTRIC DAYS 2024 - INGRESSOS PARA LEITORES DO MOTOR1.COM
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
Fonte: CarSales
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Audi Q5 Sportback 2025 faz de 0 a 100 km/h em 4,5 s
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Na China, a Audi está criando uma nova marca chamada...AUDI
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Novo Audi A7 aposentará o A6 como o conhecemos hoje