O Toyota RAV4 é o SUV mais vendido do mundo desde 2017, mas, curiosamente, tem participação muito tímida no Brasil. Agora, a marca japonesa quer mudar o jogo com a chegada da nova geração, que começará a ser vendida no dia 13 de junho. Para bater rivais como Chevrolet Equinox, Honda CR-V, Peugeot 3008 e Volkswagen Tiguan, irá apostar na motorização híbrida e num preço até agressivo para o segmento, com duas versões por R$ 165.990 e R$ 179.990, respectivamente. A meta é vender 5 mil unidades por ano.
Em sua quinta geração, o Toyota RAV 4 2020 adota a plataforma modular TNGA, a mesma que será utilizada no novo Corolla (que estreia no Brasil no final do ano). Virá importado do Japão, sempre com o motor 2.5 de quatro cilindros, que gera 178 cv a 5.700 rpm e 22,5 kgfm a 3.600 rpm, em combinação a três motores elétricos que somam 120 cv e 20,6 kgfm. No total, ele conta com 222 cv de potência combinada. Envia sua força para as quatro rodas através do câmbio automático CVT e um novo sistema de tração integral.
Adotar a nova plataforma deixou o crossover mais espaçoso. Mede 4,60 metros de comprimento, 4,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,69 m de entre-eixos. São 30 mm a mais de entre-eixos, 10 mm a mais de largura e 10 mm a menos de altura. O vão livre cresceu 15 mm de agora chegou a 180 mm. Já o porta-malas tem capacidade para 580 litros.
A motorização híbrida será o seu principal diferencial para entrar com força neste segmento, já que existe apenas um SUV híbrido na mesma faixa de preço: o Lexus UX, que é menor mas custa R$ 169.990. A Toyota estima que o novo RAV4 tem consumo médio de 14,3 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. Em nosso teste nos EUA, o crossover chegou a marcar 17,4 km/l na rodovia. Assim como o Prius e o futuro Corolla híbrido, ele recarrega as baterias com o movimento do carro e as frenagens, ao invés de usar um sistema plug-in com tomada.
Na versão de entrada S Hybrid, o RAV4 2020 vem com sete airbags, ar-condicionado digital automático de duas zonas, bancos com ajuste elétrico e ventilação, chave presencial, faróis full-LED, partida por botão, rodas de liga leve de 18”, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 7” sensível ao toque, painel de instrumentos com display TFT de 7”, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e outros itens.
O modelo topo de linha SX Hybrid adiciona teto solar panorâmico, abertura e fechamento da tampa do porta-malas por sensor debaixo do para-choque traseiro, carregador wireless para smartphones, paddle-shift para trocas manuais de marcha e o pacote de segurança Safety Sense. O kit conta com sistema pré-colisão frontal, alerta de mudança de faixa com condução assistida, faróis altos automáticos e controle de cruzeiro adaptativo.
Motor1.com participa do lançamento do novo RAV4 em Buenos Aires, na Argentina, e trará mais informações e avaliação do modelo em breve.
Fotos: divulgação
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