A Jaguar Land Rover entra de cabeça no mundo dos carros eletrificados com o Jaguar I-Pace, seu primeiro modelo 100% elétrico. O SUV começará a ser vendido no Brasil nem versão única no final de maio, por R$ 437 mil, subindo para R$ 449.190 com um pacote opcional. Ambas utilizam o mesmo conjunto formado por dois motores, com um total de 400 cv e como uma autonomia para rodar até 470 km.
Desenvolvido para unir a velocidade esperada de um carro da marca com uma autonomia que permita até viajar com ele, o Jaguar I-Pace carrega um conjunto de baterias de 90 kWh. Pelo ciclo de testes europeu WLTP, ele tem autonomia de até 470 km, recuperando 80% de sua capacidade em 45 minutos, ao usar uma tomada rápida de 100 kW. Se o cliente colocar um Wall Box em casa de 7 kW, uma recarga completa levará 10 horas. Vem com um carregador que recupera 11 km por hora em uma tomada 110V ou 20 km por hora no 220V.
Mesmo com o peso das baterias, é um carro bem rápido. É equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo e trabalhando de forma independente para fornecer a tração adequada para cada uma das rodas. No total, são 400 cv e 70,9 kgfm de torque, o que faz com que acelere de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Não é mérito apenas do conjunto elétrico, pois os designers criaram uma carroceria com um Cx de apenas 0,29. Usa aletas ativas na grade frontal para gerenciar o fluxo de ar e a carroceria pode baixar 1 cm em velocidades acima de 105 km/h, melhorando sua dinâmica. E sua carroceria é toda feita de alumínio, para reduzir o peso ao máximo.
Como é uma marca de luxo, não poderia vir mal equipado. Utiliza uma nova versão do Touch Pro Duo, sistema multimídia da marca com duas telas: uma de 10 “ fica no painel central, usada para a maioria das coisas, enquanto a segunda tela de 5” fica abaixo e controla o ar-condicionado – isso sem contar o painel de instrumentos digital de 12”. Ao contrário de modelos com o Velar, este segundo display é bem menor, o que criou um espaço para armazenar mais objetos. Falando em espaço, o porta-malas tem capacidade para 656 litros, chegando a 1.453 com os bancos traseiros rebatidos.
Ainda conta com head-up display colorido, navegador sincronizado por aplicativo com o smartphone, piloto automático adaptativo com modo off-road até 30 km/h e até conexão com o Amazon Alexa, permitindo comandos de voz mais complexos. O sistema pode ser atualizado pela internet sem a necessidade de levar o carro a uma concessionária.
A Jaguar quer garantir que você conseguirá rodar tranquilamente com ele. A marca venderá o Wall Box para os clientes e ainda colocará 115 pontos de recarga em suas concessionárias em todo o país. Até fez um teste com o veículo, indo de São Paulo até a praia de Juquehy e de volta até São Paulo sem recarregar, uma viagem de 312 km e o SUV chegou no ponto final com 19% de carga. O navegador por GPS do carro ainda mostra o raio de alcance com a autonomia restante do veículo.
O Jaguar I-Pace desembarca em versão única, a I-Pace SE, custando R$ 437.000. É possível ter o carro um pouco mais equipado, com um pacote opcional que adiciona rodas de 20" diamantadas, teto panorâmico e o "Smartphone Pack", com mais opções de conexão com o celular. O kit custa R$ 12.190, elevando o valor do carro para R$ 449.190. As vendas começarão no dia 27 de maio e as primeiras unidades chegarão com o opcional. A Jaguar Land Rover oferece garantia de 5 anos com revisões inclusas, e de 8 anos (ou 160 mil km) para a bateria, além de assistência Jaguar por 5 anos, seguro auto premium da Porto Seguro e uma condição especial de financiamento para o lançamento do veículo.
Com informações e fotos de Daniel Messeder
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço reduzido em R$ 20 mil e ganha nova cor
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente