Definir o Jaguar I-Pace como um modelo histórico para a fabricante inglesa e para todo o mundo automotivo pode parecer um pouco de exagero. Mas, acredite, é uma definição adequada. Ele será o carro que realmente dará início à era dos SUVs elétricos, por ser um modelo de uma marca que produz em grande quantidade - o Tesla Model X até veio antes, mas sua capacidade de produção é pequena. Pelo tamanho, ficará posicionado entre o E-Pace e o F-Pace e será apresentado ao público no Salão de Genebra. Tem dois motores elétricos que geram 400 cv, transmitidos para as quatro rodas e com uma bateria de 90 kWh, que garante uma autonomia de 480 km, segundo o novo ciclo de testes de rendimento WLTP. 

Leia também:

De 0 a 100 km/h em 4,8 segundos

Antes de analisar o estilo do Jaguar I-Pace, como faríamos com um carro "normal", é mais adequado olhar primeiro para os aspectos técnicos do SUV. Como mencionado, usa dois motores elétricos, um para cada eixo, gerenciados de forma independente para garantir melhor equilíbrio entre as rodas. Eles oferecem um total de 400 cv e torque máximo de 70,9 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. A bateria de 90 kWh pode recarregar 80% de sua carga em 45 minutos com uma tomada rápida de 100 kW, enquanto uma wall box doméstica de 7 kW faz a carga completa em 10 horas.

Jaguar I-Pace
Jaguar I-Pace

Suspensão pneumática ajustável

Também é digna de nota a construção em alumínio e o centro de gravidade mais baixo (13 cm a menos do que no F-Pace), além do sistema de reciclagem e regeneração das baterias. A suspensão dianteira usa braço duplo oscilante e a traseira é multi-link. Por um valor a mais, é possível equipar o Jaguar I-Pace com suspensão pneumática com o Adaptative Dynamics e amortecedores de variação contínua, que mudam seu ajuste automaticamente para aumentar o conforto. O servofreio elétrico também tem ajuste dinâmico para frenagem regenerativa, que pode ser ajustada pelo motorista. Isso significa que, no nível máximo de regeneração, você pode dirigir o carro somente com o acelerador, graças a uma desaceleração de 0,4 g obtida somente tirando o pé do pedal, reduzindo o uso do pedal de freio.

Aletas ativas para um Cx de 0,29

Do lado de fora, o Jaguar I-Pace mostra todos os seus 4,68 metros de comprimento e 2,99 metros de entre-eixos, que o colocam bem entre os SUVs médios, mas, como tem uma mecânica reduzida, oferece espaço interno no nível de SUVs maiores. As aletas ativas na grade frontal (Active Vanes) gerenciam o fluxo de ar para otimizar a aerodinâmica e o resfriamento, enquanto o teto panorâmico consegue absorver os raios infravermelhos para reduzir a temperatura do interior. O porta-malas tem capacidade de 656 litros.

O estilo da carroceria, criada por Ian Callum, destaca o assento mais à frente por conta do capô curto, com muitas soluções vindas do conceito Jaguar C-X75, como as curvas da carroceria e o para-lamas largo, além da linha da carroceria e as rodas de 22". O resultado é um SUV com Cx de 0,29 e maçanetas que se escondem na carroceria. E ainda é capaz de baixar a carroceria em 1 cm acima de 105 km/h quando equipado com a suspensão pneumática.

Jaguar I-Pace
Jaguar I-Pace

Touch Pro Duo com duas telas

O interior do Jaguar I-Pace é rodeado de telas sensíveis ao toque, displays HD, comandos por toque e controles rotativos que seguem o estilo usado pela Jaguar Land Rover atualmente, com um console central de desenho inédito e o sistema multimídia Touch Pro Duo. Sem túnel central, foi possível criar novos compartimentos de armazenamento para os passageiros e aumentar o espaço para pernas para 89 cm, enquanto o porta-malas tem 656 litros de capacidade, subindo para 1.453 l com os bancos traseiros rebatidos. O estofamento pode ser em couro Windsor ou com o novo tecido dinamarquês Kvadrat em lã reciclada e camurça. O acabamento do painel interior pode ser em preto brilhante, madeira de cetim ou alumínio escovado.

Atualização de sistema online

A tecnologia a bordo do novo I-Pace começa com a presença do infotainment Touch Pro Duo, equipado com duas telas sensíveis ao toque no console central e controles rotativos. Continua com um head-up display colorido, o painel de instrumentos digital de 12 polegadas e o navegador sincronizado por aplicativo com o smartphone. Tem um novo modo chamado Arrival, que sugere estacionamentos na região. Ainda pode usar o Amazon Alexa Skill para interagir com o motorista por comandos de voz e usar o InControl Remote para controlar a temperatura interna e a bateria à distância. Pode ser atualizado por conexão wireless, sem precisar levar o carro até a concessionária.

Jaguar I-Pace

Vendas no segundo semestre

O I-Pace não está tão distante assim. A marca já disponibiliza o carro para reserva em alguns países e promete que será lançado no segundo semestre, como modelo 2019. Infelizmente, a Jaguar Land Rover ainda não tem previsão de quando desembarca no Brasil.

Fotos: divulgação

Galeria: Jaguar I-Pace

Envie seu flagra! flagra@motor1.com