VW avalia Tarok, Tanoak ou próxima Amarok para os Estados Unidos
Chassi ou monobloco? Média ou compacta? Executivos estudam qual seria a melhor opção
Apesar de estar realmente decidida a entrar no segmento de picapes nos Estados Unidos, a Volkswagen ainda não bateu o martelo sobre qual tipo de modelo oferecerá por lá nos próximos anos. Conforme relata a agência de notícias Automotive News, executivos da montadora discutem internamente pelo menos três possibilidades e avaliam cada detalhe para escolher a melhor opção. O objetivo é acertar na escolha para não amargar frustrações no futuro e posicionar a marca da maneira mais competitiva possível, especialmente por conta da falta de tradição na categoria e da pesada concorrência local.
Galeria: Volkswagen Tarok Concept
Nesse sentido, Scott Keogh, CEO do grupo Volkswagen na América do Norte, analisa três opções: uma picape com carroceria sobre chassi derivada da próxima geração da Ford Ranger (ou seja, a sucessora da nossa Amarok), a versão de produção do conceito Tanoak (derivada da plataforma do SUV Atlas) ou um modelo menor, posicionado no segmento A e com arquitetura modular (em outras palavras, a nossa Tarok, recentemente levada ao Salão de Nova York para avaliação da receptividade). Entre as possibilidades, esta última acumula as mais chances de se tornar realidade.
"A questão que temos é que algo assim poderia fazer sentido, com modificações, nos EUA", comentou Keogh. "A teoria é bastante direta: não há caminhonete no mercado norte-americano com esse tamanho. O posicionamento poderia ser no segmento A, mas quando você rebate o banco traseiro basicamente você obtém o comprimento de caçamba de uma picape do segmento B", explicou. O executivo se refere à possibilidade de rebatimento do painel da parte traseira da cabine, recurso que aumenta a dimensão da caçamba ao criar uma espécie de piso plano e que deverá ser mantido no modelo de produção.
Outro detalhe que chama atenção diz respeito à uma eventual produção no México, com consequente abastecimento dos Estados Unidos. A decisão final será tomada por Keogh nos próximos meses.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos