Após semanas seguidas de flagras, teasers e vazamentos, a Hyundai finalmente oficializa nesta quarta-feira (17) no Salão de Nova York a apresentação do aguardado Venue 2020. Sétimo membro a integrar linha de SUVs da marca nos Estados Unidos (a gama toda inclui Kona, Kona Electric, Tucson, Santa Fé, Palisade e Nexo), o modelo começará a ser vendido localmente no final do ano com a missão de substituir o hatchback Accent e atrair principalmente consumidores jovens e urbanos. Para tanto, concentrará apostas nas linhas descoladas do visual, no amplo pacote de equipamentos de série e nas tecnologias de conectividade a bordo.
Ao todo, são 4,03 metros de comprimento (tamanho estrategicamente pensado para beneficiar a comercialização do modelo na Índia), 1,77 m de largura, 1,56 m de altura e 2,52 metros de entre-eixos. As medidas o colocam uma posição abaixo dos primos Kona e Creta, por exemplo, porém com design mais personalizado e traços mais esculpidos. O apelo junto ao público jovem será bastante evidente, tanto que o cliente terá à disposição diversas opções de customização para o visual. A carroceria poderá ser pintada nas cores branco, preto, prata, cinza, vermelho, azul ou verde, com teto em tonalidades contrastantes.
O interior adota elementos presentes nos mais recentes lançamentos da marca, incluindo volante, manopla de câmbio e a central multimídia de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto. O quadro de instrumentos conta ainda com uma tela de 3,5 polegadas que abriga os elementos do computador de bordo. Para agradar a chamada geração millennial, há diversos porta-trecos, console central elevado, variedade de revestimentos acabamento, saídas de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro, entre outros. A lista de equipamentos inclui ainda câmera de ré, bancos aquecidos, alerta de colisão frontal, detector de pontos cegos, entre outros.
Na mecânica, a Hyundai confirmou apenas a oferta do conhecido motor 1.6 Gamma (o mesmo que equipa Creta e HB20 no Brasil), associado a um câmbio manual de 6 marchas ou automático CVT, para o mercado norte-americano. Dados de fábrica indicam consumo combinado de 14 km/l. A produção será concentrada em Ulsan, na Coreia do Sul, que servirá como plataforma de exportação para os EUA e diversos outros mercados.
Na Índia, onde o Venue é considerado uma grande aposta, a fabricação será local, mais precisamente na planta de Chennai. A gama de motores neste caso será mais ampla, incluindo os propulsores 1.0 turbo de 120 cv, 1.2 de 83 cv e 1.4 diesel de 90 cv. O câmbio poderá ser manual de 6 marchas ou automatizado DCT de dupla embreagem e 7 posições. O lançamento local acontecerá no dia 21 de maio.
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Venue, SUV irmão menor do Creta, terá facelift revelado dia 16
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mini-Creta, Hyundai Venue parte de R$ 70,4 mil nos EUA
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Venue: mini-Creta já tem mais de 50 mil pedidos em dois meses
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Já dirigimos: Hyundai Venue 2020, o mini-Creta