Inaugurado em abril de 2014 como a primeira unidade fabril 100% da Nissan no Brasil, o complexo industrial de Resende, no Rio de Janeiro, completa nesta semana cinco anos. Fruto da aplicação de mais de R$ 2,6 bilhões, o empreendimento já produziu mais de 300 mil veículos ao longo desse tempo e abriga atualmente as linhas de montagem dos modelos Kicks, March e Versa, além da fabricação dos motores 1.0 e 1.6.
Abastece principalmente o mercado nacional, mas também tem como ponto forte as atividades de exportação, sendo responsável por enviar veículos para pelo menos oito diferentes destinos na América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru, Paraguai e Uruguai.
"O Complexo Industrial da Nissan em Resende atingiu marcas importantes ao longo desses cinco anos. Foram mais de 300 mil veículos produzidos para o mercado interno e externo. O que demonstra que estamos consolidando nossa operação no Brasil e reforça o compromisso com o país. Em Resende, temos uma equipe de milhares de funcionários comprometidos em entregar para os nossos clientes produtos produzidos no país com a qualidade e inovação japonesa", diz Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.
A planta emprega no total mais de 2.500 pessoas e opera dentro dos mais modernos padrões de produção globais da Nissan. São 97 robôs e 167 AGV’s (Automatic Guided Vehicles), que têm a função de otimizar o tempo de produção e facilitar o processo e o transporte dos carros na linha. Além disso, o processo de pintura segue o sistema 3 wet, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia.
Fonte: Nissan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil