Nova geração do Nissan Altima é registrada no Brasil
Sedã está ditando a identidade visual do resto da linha, mas não virá
Apresentado no Salão de Nova York do ano passado, o novo Nissan Altima aparece em registro no Brasil. A marca fez um pedido de proteção do design do sedã, publicado nesta terça-feira (2) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mostrando seu desenho externo e também do painel. Porém, pelo que apuramos junto a fontes ligadas à marca, a chance do Altima voltar ao Brasil é praticamente nula.
Galeria: Nissan Altima 2019 - INPI
O novo Nissan Altima desempenhou um papel importante, inaugurando a nova identidade visual Vmotion 2.0 em modelos de produção, que será usada em carros como o novo Versa. Este design é traduzido pela nova grade em V, bem maior do que a atual, e que vai até a borda do para-choque dianteiro. Os faróis são mais finos e inclinados em direção ao centro da entrada de ar.
A traseira tem lanternas na horizontal bem longas, que vão das laterais até a tampa do porta-malas. Um detalhe interessante é a coluna C, com uma máscara negra que faz uma divisão entre o arco do teto e o restante da carroceria. Por dentro, o Altima adianta um pouco do que podemos ver numa reestilização do Kicks. Conta com novos comandos para o ar-condicionado e uma central multimídia com tela flutuante de 7 ou 8 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Galeria: Nissan Altima 2019
Posicionado de forma a brigar com Honda Accord e Toyota Camry, o Nissan Altima tem que vir tão equipado quanto. Por isso, recebe sistemas como frenagem de emergência automática, aviso de colisão frontal e ProPILOT Assist, sistema de condução semi-autônoma com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
É vendido com o motor 2.5 de quatro cilindros, atualizado para gerar 190 cv e 24,8 kgfm, enquanto as versões mais caras adotam o novo 2.0 turbo de 251 cv e 37,7 kgfm, substituindo o V6. Todas as configurações do sedã são vendidas com o câmbio CVT e, se equipado com o motor 2.5, ainda pode receber tração integral.
Embora esteja registrado no INPI, o novo Nissan Altima dificilmente chegará ao Brasil. Produzido nos EUA, pagaria impostos demais e chegaria a um preço proibitivo, como acontece com seus rivais. O Honda Accord é comercializado aqui por R$ 198.500, enquanto o Toyota Camry sai por R$ 206.200. Desta forma, o registro deve ter sido feito apenas para proteger o design externo, já que ele é a base para os próximos veículos da empresa. Vale lembrar que o Altima já foi vendido no Brasil, entre 2013 e 2015, tentando surfar na mesma onda que o Ford Fusion.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Motor1.com Podcast #275: Os lançamentos mais esperados de 2025
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Lojas Toyota já receberam o Corolla 2025; veja como é ao vivo
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos