Após anúncios públicos promovidos por ambas as partes, a Volkswagen e Ford finalmente oficializam nesta semana a assinatura do acordo de cooperação que prevê o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais. Entre outros frutos, a aliança dará origem às próximas gerações das picapes Amarok e Ranger, que serão sustentadas por uma plataforma projetada na maior parte pela Ford. Esta base, inclusive, já foi testada pelo chefão da VW, Herbert Diess, que se disse "realmente impressionado" com a capacidade do produto em termos técnicos e confessou estar "muito otimista" em relação à parceria.
Além das novas camionetes, a aliança terá efeitos sobre o desenvolvimento de carros autônomos, elétricos e projetos de mobilidade. "Estamos em conversas construtivas sobre uma participação na Argo, a divisão da Ford para a condução autônoma. Uma empresa conjunta para oferecer mobilidade como serviço também é uma possibilidade", disse Thomas Sedran, CEO da divisão de veículos comerciais da Volkswagen. Segundo apurado pelo Wall Street Journal, os alemães estariam dispostos a aplicar US$ 600 milhões na Argo em troca de metade da empresa. O resultado das negociações será anunciado nos próximos meses.
Além de Amarok e Ranger, a parceria também poderá incluir as próximas gerações de outros veículos comerciais como VW Caddy e Ford Transit. O acesso da Ford à plataforma de elétricos MEB da Volks é outra possibilidade.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford Ranger híbrida plug-in será lançada na Alemanha