Após anúncios públicos promovidos por ambas as partes, a Volkswagen e Ford finalmente oficializam nesta semana a assinatura do acordo de cooperação que prevê o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais. Entre outros frutos, a aliança dará origem às próximas gerações das picapes Amarok e Ranger, que serão sustentadas por uma plataforma projetada na maior parte pela Ford. Esta base, inclusive, já foi testada pelo chefão da VW, Herbert Diess, que se disse "realmente impressionado" com a capacidade do produto em termos técnicos e confessou estar "muito otimista" em relação à parceria.
Além das novas camionetes, a aliança terá efeitos sobre o desenvolvimento de carros autônomos, elétricos e projetos de mobilidade. "Estamos em conversas construtivas sobre uma participação na Argo, a divisão da Ford para a condução autônoma. Uma empresa conjunta para oferecer mobilidade como serviço também é uma possibilidade", disse Thomas Sedran, CEO da divisão de veículos comerciais da Volkswagen. Segundo apurado pelo Wall Street Journal, os alemães estariam dispostos a aplicar US$ 600 milhões na Argo em troca de metade da empresa. O resultado das negociações será anunciado nos próximos meses.
Além de Amarok e Ranger, a parceria também poderá incluir as próximas gerações de outros veículos comerciais como VW Caddy e Ford Transit. O acesso da Ford à plataforma de elétricos MEB da Volks é outra possibilidade.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'