Considerado um dos lançamentos mais aguardados da Hyundai para este primeiro semestre, inédito SUV compacto Styx está cada vez mais próximo de ser revelado. Desenvolvido para desempenhar o papel de entrada no portfólio de utilitários da marca, o modelo será apresentado ao público no próximo mês de abril, no Salão de Nova York, e será vendido tanto nos Estados Unidos quanto em países emergentes, como a Índia. A estreia oficial está sendo antecipada através de pequenos vídeos, como o divulgado agora, onde a marca ressalta características como dirigibilidade e desenvolvimento realizado em condições climáticas extremas.
Embora ainda não tenha sido formalmente anunciado, o batismo Styx é dado praticamente como certo. A Hyundai chegou a cogitar o nome Leonis, mas dificuldades encontradas no registro de patentes parecem ter feito a marca desistir da ideia. Dessa forma, Styx ganhou força e acabou vencendo a disputa. O termo tem origem na mitologia grega e está relacionado ao principal e o maior dos 'rios do submundo', onde Tétis teria mergulhado o corpo de seu filho Aquiles na tentativa de fazê-lo imortal, deixando de fora apenas o calcanhar. Por isso, é também conhecido como 'rio da invulnerabilidade' - fama que certamente motivou o marketing da Hyundai a escolher pelo nome.
No quesito design, a inspiração partirá principalmente dos SUVs maiores lançados recentemente, incluindo Santa Fé, Palisade e Kona. A dianteira se destacará pelo conjunto óptico dividido em duas partes e pela gigantesca grade em formato hexagonal. Nas laterais, as colunas serão retas e reforçarão o estilo caixote, com teto plano e caimento acentuado na traseira. As lanternas também terão recorte mais retilíneo e abrigarão apenas as luzes de seta, posição e freio, já que as luzes de ré serão instaladas diretamente no para-choque. O teto poderá ser pintado em diferentes cores, contrastando com a carroceria.
Nova geração do Santa Fé, acima, será fonte de inspiração
O comprimento ficará em torno dos 4 metros e será estratégico para tornar o preço final mais competitivo, dado o recolhimento reduzido de impostos no mercado indiano. Além disso, não deverá atrapalhar internamente o terreno explorado pelo Creta (4,27 metros) ou, dependendo do mercado, pelo Kona (4,16 metros). Sob o capô, são esperados motores 1.2 aspirado, 1.0 GDI turbo de 120 cv e 1.5 turbodiesel de 117 cv. O câmbio poderá ser manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem e 7 posições, dependendo do mercado. A tração será apenas dianteira, dada a vocação urbana do modelo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia