Após a circulação de rumores em meados do mês passado, a Hyundai finalmente confirma nesta semana a apresentação do SUV subcompacto Styx no Salão de Nova York em abril. Descrito como um modelo de nicho com design ousado e personalidade forte, o novo utilitário será posicionado abaixo do Kona nos Estados Unidos e indiretamente terá a missão de substituir o Accent (que sairá de linha por conta do encolhimento do segmento de hatchbacks pequenos). Em outros mercados, como a Índia, atuará um degrau abaixo do Creta, rivalizando diretamente com Suzuki Vitara Brezza, Tata Nexon, Mahindra XUV300 e algumas versões do Ford Ecosport.

Galeria: Flagra: SUV compacto Hyundai

No quesito design, a inspiração partirá principalmente dos SUVs maiores lançados recentemente pela Hyundai - leia-se Santa Fé, Palisade e o próprio Kona. A dianteira se destacará pelo conjunto óptico dividido em duas partes e pela gigantesca grade em formato hexagonal. Nas laterais, as colunas serão retas e reforçarão o estilo caixote, com teto plano e caimento acentuado na traseira. As lanternas também terão recorte mais retilíneo e abrigarão apenas as luzes de seta, posição e freio, já que as luzes de ré serão instaladas diretamente no para-choque. O teto poderá ser pintado em diferentes cores, contrastando com a carroceria.

O comprimento ficará em torno dos 4 metros e será estratégico para tornar o preço final mais competitivo, dado o recolhimento reduzido de impostos no mercado indiano. Além disso, não deverá atrapalhar a atuação logo acima do primo Creta (4,27 metros) e, no caso dos EUA, do descolado Kona (4,16 metros). Sob o capô, são esperados motores 1.2 aspirado, 1.0 GDI turbo de 120 cv e 1.5 turbodiesel de 117 cv. O câmbio poderá ser manual ou automático, dependendo do mercado.

No Brasil, o lançamento ainda não está confirmado, mas seria interessante para a Hyundai ter um SUV abaixo do Creta, eventualmente substituindo o HB20X e rivalizando diretamente com Honda WR-V e Caoa Chery Tiggo 2.

Fonte: Motor Trend

Envie seu flagra! flagra@motor1.com