[ATUALIZAÇÃO]: Enquanto a GM divulgava que o Chevrolet Onix seria um nome global, a divisão chinesa apresentou o novo Prisma, justamente com o nome de Onix. Confira aqui as primeiras informações e fotos do carro.
Antes restrito ao Brasil e alguns mercados da América Latina, o Chevrolet Onix passa a a ser um nome global da marca e será adotado em mais países ao redor do mundo. De acordo com a General Motors, isso faz parte da estratégia da nova linha global de carros - só que o Onix pode ter outras carrocerias em mercados diferentes, dependendo das preferências do país.
Um exemplo é a China. O Onix fará sua estreia por lá, mas como um sedã – que para nós é o Prisma. O carro já aparece em imagens vazadas e, recentemente, a marca divulgou um teaser adiantando que o veículo será apresentado em breve na Ásia. “O nome Onix estará em modelos da nova família de carros globais da Chevrolet, que vão ter características específicas de acordo com as preferências dos clientes em cada mercado”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul. “O objetivo é projetar em âmbito mundial a expressão de sucesso do Onix alcançada regionalmente.”
No Brasil, o nome continuará a ser usado e ainda ganhará uma variante. Um registro de marca feito no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) revela que o novo Onix deve ser batizado como Onix Plus, diferenciando-se da versão atual, que será transformada no novo Onix Joy. Com duas gerações nas lojas, o hatch deve continuar entre sendo o carro mais vendido do país – estratégia antiga que já foi usada pelo Fiat Palio e Volkswagen Gol.
O novo Chevrolet Onix fará parte de uma nova linha de carros feita para países emergentes, com a plataforma conhecida como GEM (Global Emerging Markets). Ela estreia primeiro na China, possivelmente com o Prisma (que por lá se chamará Onix Sedan) ou o novo Tracker (que apareceu em um teaser anterior).
No Brasil, o Onix Plus chega no 2º semestre. O sindicato de Gravataí (SP) revelou que a produção começará em julho. A Chevrolet irá lançar primeiro o Onix, enquanto o Prisma ficará para o último trimestre. No início de 2020 será a vez do Tracker. O projeto ainda prevê o lançamento de uma minivan (a nova geração da Spin) e uma picape inédita, abaixo da S10 e que brigará cpm a Fiat Toro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora