Fiat encerrará produção do câmbio do Cronos na Argentina
Câmbio manual identificado pelo codinome c-530 equipava também alguns Peugeot
Fornecedores e sindicalistas ligados à Fiat na Argentina adiantam nesta semana que a marca encerrará em breve a produção de transmissões na fábrica de Ferreyra, província de Córdoba. Localizada ao lado da linha de montagem do Cronos, a unidade é responsável pela fabricação do chamado câmbio c-530, justamente a caixa manual que equipa o sedã. A decisão foi motivada pela falta de competitividade da operação e resultará na demissão de pelo menos 300 funcionários, que entrarão em um programa de desligamento voluntário.
Galeria: Fiat Cronos - Lançamento Brasil
Segundo a imprensa local, a Fiat fornecia transmissões para a Peugeot a partir desta unidade e garantia a viabilidade do negócio graças ao volume de produção gerado. No entanto, a parceria com a marca francesa foi encerrada há cerca de um ano e desde então a queda da demanda passou a afetar diretamente a rentabilidade das operações. Especialistas ligados à empresa afirmam que a capacidade de produção de 200 mil unidades há tempos não é alcançada e que apenas 35 mil componentes foram entregues.
Também pesam contra o negócio a carga tributária imposta pelo governo argentino e as dificuldades de exportação - estima-se que a Fiat perde US$ 500 a cada carro exportado, dada a elevada carga de impostos.
Fonte: Autoblog Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado