Fornecedores e sindicalistas ligados à Fiat na Argentina adiantam nesta semana que a marca encerrará em breve a produção de transmissões na fábrica de Ferreyra, província de Córdoba. Localizada ao lado da linha de montagem do Cronos, a unidade é responsável pela fabricação do chamado câmbio c-530, justamente a caixa manual que equipa o sedã. A decisão foi motivada pela falta de competitividade da operação e resultará na demissão de pelo menos 300 funcionários, que entrarão em um programa de desligamento voluntário.
Segundo a imprensa local, a Fiat fornecia transmissões para a Peugeot a partir desta unidade e garantia a viabilidade do negócio graças ao volume de produção gerado. No entanto, a parceria com a marca francesa foi encerrada há cerca de um ano e desde então a queda da demanda passou a afetar diretamente a rentabilidade das operações. Especialistas ligados à empresa afirmam que a capacidade de produção de 200 mil unidades há tempos não é alcançada e que apenas 35 mil componentes foram entregues.
Também pesam contra o negócio a carga tributária imposta pelo governo argentino e as dificuldades de exportação - estima-se que a Fiat perde US$ 500 a cada carro exportado, dada a elevada carga de impostos.
Fonte: Autoblog Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Primeiras impressões: nova Mitsubishi Triton cumpre proposta todo terreno?
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat