Principal lançamento global da Porsche neste ano, o elétrico Taycan não deverá demorar para se posicionar como carro de destaque do portfólio e, ao mesmo tempo, constituir família. Prova disso é a confirmação dada nesta semana de que a variante perua do modelo, batizada de Turismo, chegará ao mercado apenas poucos meses depois da estreia do sedã.
Em outras palavras, a marca adianta que lançará o Taycan convencional em setembro deste ano (com debute público no Salão de Frankfurt) e no início de 2020 mostrará oficialmente a variante de apelo mais familiar.
Nas contas da própria Porsche, até 2025 metade de suas vendas globais será composta por modelos híbridos ou totalmente elétricos. Até mesmo o Boxster, esportivo de entrada, acumula grandes chances de ser eletrificado na próxima geração - powertrain que, inclusive, já foi confirmado para o SUV Macan.“Nossa força de trabalho mais do que dobrou em apenas sete anos”, disse Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche. “A eletromobilidade é outro fator impulsionador de empregos; estamos criando 1.500 novos postos para produzir apenas o Taycan. Estamos muito otimistas de que o Taycan será um sucesso. Já temos mais de 20.000 pessoas seriamente interessadas e estaremos ajustando nossa capacidade de produção", disse.
Tanto o Taycan convencional quanto o Turismo terão autonomia de pelo menos 500 km, sempre levando em conta o ciclo europeu de condução. Haverá ainda um sistema de carregamento do tipo Porsche Turbo Charging, capaz de garantir autonomia de 100 km em apenas 4 minutos. A potência será gerada por dois motores elétricos e deve superar a casa dos 600 cv nas versões topo de linha. Outras opções terão 530 cv e 400 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h será feita em 3,5 segundos no modelo mais potente. Toda a produção será concentrada em Zuffenhausen, na Alemanha, onde mais de 700 milhões de euros já foram investidos.
Fonte: Porsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche