A Volkswagen apresentou seus planos para 2019 durante sua conferência anual na Alemanha e eles podem ser resumidos em dois pontos: a família I.D. de carros elétricos e o novo Golf. A oitava geração do hatch médio será apresentada no 4º trimestre, após o Salão de Frankfurt, pois o grande destaque do evento alemão será o hatch elétrico ID., o primeiro da linha EV e que já poderá ser reservado a partir de maio na Europa.
O interesse da Volkswagen nos carros elétricos é tamanho que a marca promete lançar 70 modelos nos próximos 10 anos dentro de todo o Grupo VW. A estratégia será produzir mais de 10 milhões de carros elétricos na China, Europa e Estados Unidos - não há planos para venda em outros mercados, como o restante da Ásia ou América Latina.
O primeiro carro da linha será um hatch elétrico que começará a ser feito no último trimestre deste ano, após a apresentação no Salão de Frankfurt. A Volkswagen confirma que toda a linha manterá o nome I.D., mudando apenas o sobrenome de acordo com a versão, que serão revelados durante o lançamento de cada modelo. Rumores apontam que o hatch deve ser batizado como Volkswagen ID. Neo.
O hatch I.D. terá preço inicial abaixo dos 30 mil euros (R$ ) e sua versão topo de linha terá autonomia de 550 km. Estará disponível para reserva no dia 8 de maio, mesmo momento em que o nome final deve ser revelado. O modelo seguinte será o SUV I.D. Crozz, com tamanho semelhante ao do Tiguan, previsto para 2020. Em 2021 será a vez do I.D. Vizzion, um sedã com ares de cupê e, em 2022, virá o I.D. Buzz, uma van descendente da Kombi.
Como a Volkswagen está apostando quase todas suas fichas na linha ID., a fabricante decidiu deixar a apresentação do novo Golf para o final de 2019, em um evento à parte.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados