A Volkswagen apresentou seus planos para 2019 durante sua conferência anual na Alemanha e eles podem ser resumidos em dois pontos: a família I.D. de carros elétricos e o novo Golf. A oitava geração do hatch médio será apresentada no 4º trimestre, após o Salão de Frankfurt, pois o grande destaque do evento alemão será o hatch elétrico ID., o primeiro da linha EV e que já poderá ser reservado a partir de maio na Europa.
O interesse da Volkswagen nos carros elétricos é tamanho que a marca promete lançar 70 modelos nos próximos 10 anos dentro de todo o Grupo VW. A estratégia será produzir mais de 10 milhões de carros elétricos na China, Europa e Estados Unidos - não há planos para venda em outros mercados, como o restante da Ásia ou América Latina.
O primeiro carro da linha será um hatch elétrico que começará a ser feito no último trimestre deste ano, após a apresentação no Salão de Frankfurt. A Volkswagen confirma que toda a linha manterá o nome I.D., mudando apenas o sobrenome de acordo com a versão, que serão revelados durante o lançamento de cada modelo. Rumores apontam que o hatch deve ser batizado como Volkswagen ID. Neo.
O hatch I.D. terá preço inicial abaixo dos 30 mil euros (R$ ) e sua versão topo de linha terá autonomia de 550 km. Estará disponível para reserva no dia 8 de maio, mesmo momento em que o nome final deve ser revelado. O modelo seguinte será o SUV I.D. Crozz, com tamanho semelhante ao do Tiguan, previsto para 2020. Em 2021 será a vez do I.D. Vizzion, um sedã com ares de cupê e, em 2022, virá o I.D. Buzz, uma van descendente da Kombi.
Como a Volkswagen está apostando quase todas suas fichas na linha ID., a fabricante decidiu deixar a apresentação do novo Golf para o final de 2019, em um evento à parte.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Primeiras impressões: nova Mitsubishi Triton cumpre proposta todo terreno?
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida