Depois de devidamente apresentada na Coreia do Sul e na América do Norte, a nova geração do Kia Soul se prepara para estrear também na Europa. Terceira na história de mais de 10 anos do modelo, a nova linhagem traz como grandes destaques as linhas chamativas do visual e a tecnologia empregada no conjunto mecânico, sendo um dos carros-chave no processo de eletrificação da marca. Não por acaso, a variante elétrica surge pela primeira vez com forte apelo comercial e foi escolhida estrategicamente para ser a única opção oferecida ao público europeu, já a partir deste primeiro semestre.

Galeria: Kia e-Soul

De acordo com a Kia, os consumidores poderão optar por dois tipos de powertrains, com baterias de 64 kWh ou 39,2 kWh. No primeiro caso, o motor elétrico rende 204 cv de potência e garante autonomia de 452 km. No segundo, são 136 cv e 277 km, respectivamente. Em ambos, o torque de 40,2 kgfm é considerado 39% superior aos níveis da geração passada. Ainda em termos comparativos, a marca afirma que o e-Soul 2020 é 30% mais eficiente que o carro elétrico mais vendido da Europa. O carregamento fica a cargo de um sistema super rápido que preenche de 20% até 80% da carga em apenas 42 minutos no caso de um fonte de 100 kW.

Entre os principais recursos, destaque para tecnologias de recuperação de energia estrategicamente adotadas para maximizar a autonomia. A lista inclui um dispositivo que elimina o calor residual do sistema de refrigeração, um sistema individual de ventilação e ar condicionado (que desliga a ventilação dos bancos e cabine para todos os passageiros, exceto o motorista caso ele esteja sozinho no carro) e um sistema de frenagem regenerativa operado por controles no volante. Há também os modos de condução 'Normal', 'Eco', 'Eco +' e 'Sport'.

Kia e-Soul

Outros itens incluem carregador sem fio para celulares, assentos dianteiros aquecidos e ventilados, sistema de som premium Harman Kardon e Head-Up Display. Preços e demais detalhes serão divulgados na ocasião do lançamento. 

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com