Depois de devidamente apresentada na Coreia do Sul e na América do Norte, a nova geração do Kia Soul se prepara para estrear também na Europa. Terceira na história de mais de 10 anos do modelo, a nova linhagem traz como grandes destaques as linhas chamativas do visual e a tecnologia empregada no conjunto mecânico, sendo um dos carros-chave no processo de eletrificação da marca. Não por acaso, a variante elétrica surge pela primeira vez com forte apelo comercial e foi escolhida estrategicamente para ser a única opção oferecida ao público europeu, já a partir deste primeiro semestre.
De acordo com a Kia, os consumidores poderão optar por dois tipos de powertrains, com baterias de 64 kWh ou 39,2 kWh. No primeiro caso, o motor elétrico rende 204 cv de potência e garante autonomia de 452 km. No segundo, são 136 cv e 277 km, respectivamente. Em ambos, o torque de 40,2 kgfm é considerado 39% superior aos níveis da geração passada. Ainda em termos comparativos, a marca afirma que o e-Soul 2020 é 30% mais eficiente que o carro elétrico mais vendido da Europa. O carregamento fica a cargo de um sistema super rápido que preenche de 20% até 80% da carga em apenas 42 minutos no caso de um fonte de 100 kW.
Entre os principais recursos, destaque para tecnologias de recuperação de energia estrategicamente adotadas para maximizar a autonomia. A lista inclui um dispositivo que elimina o calor residual do sistema de refrigeração, um sistema individual de ventilação e ar condicionado (que desliga a ventilação dos bancos e cabine para todos os passageiros, exceto o motorista caso ele esteja sozinho no carro) e um sistema de frenagem regenerativa operado por controles no volante. Há também os modos de condução 'Normal', 'Eco', 'Eco +' e 'Sport'.
Outros itens incluem carregador sem fio para celulares, assentos dianteiros aquecidos e ventilados, sistema de som premium Harman Kardon e Head-Up Display. Preços e demais detalhes serão divulgados na ocasião do lançamento.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Soul 2023 ganha bocão metálico em reestilização de meia-vida
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Kia Soul deixa de ser oferecido no Brasil e alta do dólar ameaça nova geração
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Sobreviventes: Palio Weekend, Montana, Fiesta Sedan e outros que seguem nas lojas
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Kia Soul 2020 vai dividir opiniões com este design