A Honda deverá fechar a fábrica inglesa em Swindon, responsável pela produção do Civic hatchback. De acordo com a rede de notícias SkyNews, a fabricante irá anunciar a decisão nesta terça-feira (19), dando início a um processo para encerrar a produção até 2022 e demitir cerca de 3.500 funcionários. A fabricação do Civic hatch deve ser transferida para o Japão.
O que levou a Honda a tomar esta decisão seria o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. O país caminha para uma situação em que irá deixar o bloco econômico sem um acordo, causando o surgimento de taxas e barreiras comerciais, o que irá elevar os preços. Recentemente, a Ford disse em uma entrevista que também pode encerrar a produção na Inglaterra e que manter-se no país custaria R$ 3,8 bilhões.
Este mesmo discurso é adotado por outras fabricantes, como a Jaguar Land Rover. A falta de um acordo entre Reino Unido e União Europeia caso o Brexit ocorra irá afetar a competitividade dos produtos feitos na Inglaterra. A Honda já revelou que irá interromper a produção em Swindon por seis dias em abril, preparando-se para o Brexit, em um movimento que servirá para ajustar a fábrica para “todas as possíveis consequências causadas pelos problemas de logística e de alfândega.”
Atualmente, o Honda Civic hatchback é produzido somente na Inglaterra, justamente porque a Europa é o maior mercado dos hatches médios. Como a empresa não tem outras fábricas no Velho Continente, terá que mover a do modelo produção para o Japão.
Fonte: BBC
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Primeiras impressões: nova Mitsubishi Triton cumpre proposta todo terreno?
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela