Números indicam mudança no comportamento do consumidor brasileiro

O comportamento do consumidor brasileiro começou a mudar em relação ao câmbio automático há alguns anos, mas a comprovação vem com um estudo da Bright Consulting, segundo o site Auto Buzz. Se em 2018 este segmento respondeu por 49% das vendas nacionais, a virada deve acontecer em 2019. 

Alguns aspectos colaboraram para tal mudança. Primeiro, os grandes congestionamentos das cidades acabam sendo desgastantes aos motoristas que, inevitavelmente, acabam buscando o fim do pedal de embreagem em algum momento. Segundo, a evolução da tecnologia e confiabilidade do sistema, que inclusive se baratearam com o tempo. E isso chega a um terceiro aspecto, com o lançamento de modelos populares com câmbio automático, como VW Gol, Ford Ka e Nissan March, apenas citando alguns deles. 

De acordo com o estudo, em 2015 a participação foi de 34%, crescendo para 38% no ano seguinte e chegando aos 43% em 2017.

Fonte: Auto Buzz (Glauco Lucena)

Galeria: Volkswagen Gol 1.6 MSI AT6 2019