Polêmico, o estepe na tampa traseira do EcoSport foi uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel - ou melhor, a sua ausência. Estamos no final de janeiro e a Ford já lança a linha 2020 do SUV compacto e sua principal novidade é a versão Titanium com motor 1.5, câmbio automático de seis marchas e a eliminação da peça da tampa traseira, que chega agora por R$ 103.890. Para compensar a falta do pneu sobressalente, a marca equipou o crossover com pneus run flat. Ainda perdeu o motor 2.0, agora exclusivo da versão Storm 4x4.
Com a chegada da nova configuração, a Ford deixa de oferecer o EcoSport Titanium com o motor 2.0, aspirado com injeção direta, de 176 cv e 22,5 kgfm de torque, que custava R$ 100.590 - conforme antecipado com exclusividade por Motor1.com em outubro. Agora, o Eco Titanium passa a ser oferecido com o 1.5 de 3 cilindros, Dragon, com até 137 cv e 16,2 kgfm de torque com o câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Desta forma, apenas a versão Storm passa a ser equipado com o motor 2.0. Com tração nas quatro rodas, custa R$ 108.390.
Para aposentar o estepe, a Ford equipou o EcoSport com pneus run flat, 205/50 R17, e um kit de reparo no porta-malas, como acontece na Europa e Estados Unidos. Este tipo de pneu é feito de forma a ter laterais reforçadas, o que permite que ele continue sustentando o carro mesmo se tenha furado e perdido a pressão interna. Assim, o motorista pode seguir viagem até chegar em um local onde possa fazer o reparo adequado. Porém, é um pneu mais caro e, dependendo da situação, pode rasgar. Segundo a Ford, ele roda até 80 quilômetros a uma velocidade de 80 km/h e conta com um sensor de pressão em cada roda.
No demais, o pacote de equipamentos é o mesmo, com sete airbags, controles de tração e estabilidade, sistema SYNC com tela de 8" e espelhamento de smartphones, painel de instrumentos com tela de 4,2", sistema de som assinado pela Sony, partida de motor e abertura de portas com chave presencial, alerta de ponto-cego, ar-condicionado automático, bancos em couro claro e teto-solar.
A Ford ainda aproveitou para mexer na tabela de preços do EcoSport. As versões 1.5 SE e FreeStyle estão até R$ 600 mais baratas, enquanto a nova Titanium e a Storm subiram mais de R$ 3 mil.
VERSÃO | PREÇO ANTERIOR | PREÇO ATUAL | DIFERENÇA | |
Ford EcoSport SE 1.5 MT | R$ 79.250 | R$ 78.990 | - R$ 260 | |
Ford EcoSport SE 1.5 AT | R$ 85.250 | R$ 84.990 | - R$ 260 | |
Ford EcoSport FreeStyle 1.5 MT | R$ 86.490 | R$ 85.890 | - R$ 600 | |
Ford EcoSport FreeStyle 1.5 AT | R$ 92.490 | R$ 91.890 | - R$ 600 | |
Ford EcoSport Titanium 1.5 AT | R$ 100.590 | R$ 103.890 | + R$ 3.300 | |
Ford EcoSport Storm 2.0 AT 4×4 | R$ 105.290 | R$ 108.390 | + R$ 3.100 |
Fotos: Leo Fortunatti, Donizetti Castilho e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford EcoSport terá nova geração na Europa com projeto cancelado no Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
A volta do EcoSport? Ford registra patente de SUV misterioso
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford EcoSport com 6 rodas está à venda por R$ 73.000 na internet
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Acabou! Ford EcoSport dá adeus com última unidade produzida na Índia