Nova geração do SUV deve desembarcar em versão híbrida

A nova geração do Toyota RAV4 já está com o passaporte carimbado para o Brasil. No Salão de Detroit, a reportagem de Motor1.com conversou com executivos da montadora japonesa que confirmaram a novidade para o mercado brasileiro. Importado, o Rav4 deve chegar com estratégia semelhante a da Lexus: somente na versão híbrida para pagar menos impostos do que a versão gasolina e, consequentemente, ter melhor preço. 

Toyota RAV4 2020

Apresentada em março do ano passado, a nova geração do Toyota RAV4 já tem até o registro de patente feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que aconteceu em agosto passado.

Em sua quinta geração, o SUV muda completamente de estilo, plataforma e ganha sistemas de conectividade mais modernos e funcionais. Também torna-se o primeiro Toyota de produção a contar com o sistema de tração integral Dynamic Torque Vectoring AWD, com capacidade de desconexão total do eixo traseiro. 

Produzido sobre a plataforma modular TNGA, a mesma dos sedãs Camry, Prius e novo Corolla, o novo RAV4 mede 4,59 metros de comprimento, 1,85 m de largura (+1 cm), 1,69 m de altura (-0,5 cm) e 2,69 m de entre-eixos (+3 cm). Embora tenha encolhido por fora, ficou mais espaçoso por dentro.

Toyota RAV4 2019

O interior está mais sofisticado e com o mesmo padrão de design que aparece agora no novo Corolla. O desenho geral está mais horizontal, com pegada minimalista. Nos Estados Unidos, tem central multimídia com tela de 7 ou 8 polegadas, carregamento de smartphone sem fio, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e aviso de mudança de faixa, entre outros itens.

Nos Estados Unidos, o conjunto propulsor de RAV4 Híbrido é formado por um motor de 2,5 litros a gasolina e três motores elétricos, que juntos entregam potência total de 220 cv. A transmissão é a chamada eCVT, com tração All-Wheel Drive. De acordo com os dados divulgados pela montadora, o RAV4 híbrido precisa de 7,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e tem consumo de combustível combinado de 16,5 km/l. 
 
Atualmente, o Toyota RAV4 é vendido no Brasil em versão única equipada com motor 2.0 aspirado e transmissão CVT que simula 7 marchas por R$ 149.990. A nova geração, mais completa e com conjunto híbrido, teria muito mais potencial por valor semelhante.
 
Por Fábio Trindade, de Detroit - Estados Unidos
Viagem a convite da Ford do Brasil

Galeria: Novo Toyota RAV4 2020