Na semana em que foram abertas as portas da primeira grande mostra de carros de 2019, o Salão de Detroit, não foram apenas as estrelas da feira norte-americana que agitaram o setor automotivo. Grandes revelações também vieram da China, onde os novos Chevrolet Tracker e Nissan Sentra surgiram em fotos de registro de patentes. Enquanto isso, o novo Corolla em versão europeia apareceu na fábrica da Turquia, antecipando o modelo europeu que emprestará o design para o sedã brasileiro. Por aqui, as vendas da primeira quinzena de janeiro mostraram que o Onix caminha para mais um ano de dominação, enquanto o Renegade largou na frente entre os SUVs compactos. Confira!
Após revelar o novo Prisma, nesta semana o instituto de patentes da China estragou mais uma surpresa da Chevrolet: a nova geração do Tracker. Desenvolvido sobre a plataforma GEM, ele fará parte das nova família Onix e Prisma, que terá ainda uma picape de porte semelhante ao da Fiat Toro. O novo Tracker manteve praticamente o mesmo porte, mas com linhas mais modernas e o novo motor 1.0 turbo de 3 cilindros da GM. Será lançado no mercado chinês ainda neste ano, chegando ao Brasil em 2020.
Este flagra dos nossos colegas do Motor1.com Turquia mostra como ficou a nova geração do Corolla sedã europeu - que interessa para nós porque é a versão que tradicionalmente empresta o estilo ao modelo brasileiro. Em relação ao Corolla norte-americano, esse tem a dianteira mais conservadora, com faróis e grade exclusivos, e uma série de detalhes cromados. A produção na fábrica turca começa em fevereiro, enquanto no Brasil está previsto para ser lançado no fim do ano, com direito a uma inédita versão híbrida flex.
Além do Tracker, outro carro que foi antecipado pelo instituto de patentes chinês foi o Nissan Sentra, vendido por lá como Sylphy. Assim como aconteceu na última mudança do rival Civic, o Sentra desta vez partiu para uma revolução no visual, adotando design bem mais agressivo, na linha do irmão maior Maxima. Outro que deverá seguir esta filosofia de estilo é o próximo Versa, esperado para 2021.
Já com produção confirmada para a Argentina, de onde virá para o Brasil, a nova geração do Peugeot 208 foi flagrada pela primeira vez sem qualquer tipo de camuflagem. A foto-espia mostra que o hatch adotou a nova linguagem de design da marca, que começou no sedã 508, com uma faixa de LED descendo pelo farol como se fossem os dentes afiados de um felino. Também deve crescer em porte, espaço e tecnologia. Começará a ser feito no país vizinho em 2020, seguido pelo SUV 2008 em 2021 - a princípio sem matar o 208 nacional.
Principal rival do 208, o novo Renault Clio também foi desmascarado nesta semana. No caso dele, porém, suas linhas foram antecipadas por uma miniatura que surgiu num site de venda de carros em escala. Com traços vindos do Mégane, o Clio de nova geração vai inspirar a próxima encarnação do nosso Sandero, prevista para ser lançada entre 2021 e 2022.
Confirmando as expectativas, o Grupo Volkswagen e a Ford Motor Company selaram nesta semana um acordo para o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais. A parceria vai gerar, inclusive, as novas gerações das picapes médias Ranger e Amarok, que passarão a compartilhar plataforma e outros componentes. Nada a ver com a antiga Autolatina, garantem executivos das duas empresas.
Se depender do líder Onix, o mercado brasileiro de 2019 continuará do mesmo jeito que em 2018: com ampla folga do hatch da Chevrolet na ponta, emplacando mais que a soma dos dois principais rivais, Ka e HB20. Nesta primeira quinzena do ano, no entanto, a novidade ficou por conta da liderança do Jeep Renegade entre os SUVs compactos, com o Nissan Kicks na segunda colocação e o Hyundai Creta (que liderou 2018) em terceiro. Já a Fiat teve um começo preocupante, com o Argo na 11ª e o Mobi numa distante 17ª posição.
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