"Vocês já viram o novo Versa? O novo Versa está com o visual muito atrativo, tem muito espaço interno". Assim José Luis Valls, Chairman da Nissan para América Latina e Vice-Presidente na América do Norte, descreveu a nova geração do sedã durante entrevista concedida no Salão de Detroit, nos EUA.

O modelo que você nas fotos é sedã Nissan Lannia, modelo desenvolvido e vendido atualmente na China. Foi lançado em 2015, antes da nova geração do March e do Kicks. Na época, o conceito foi anunciado como precursor de um novo padrão de estilo para os sedãs da marca. De fato, os sedãs maiores receberam elementos de design vindos dele, principalmente na parte dianteira.

Resgatando o conceito e também o modelo de produção, vemos que ele nos indica muito do visual do novo Versa. O primeiro indício é o fato do Lannia Concept ter sido revelado ao lado de um hatch, que naquela ocasião viria a ser o conceito que originou o novo March. 

Nissan Lannia
Nissan Lannia

Analisando as linhas do Lannia, vemos outros elementos que já conhecemos aqui no Brasil. Veja por exemplo o desenho da coluna C. Lembra de algum modelo? É exatamente o mesmo padrão presente no Kicks, modelo mais vendido da Nissan por aqui. Já a dianteira é bem semelhante à do novo March europeu, modelo que também será produzido no Brasil em uma plataforma diferente e economicamente mais viável.

O interior também é será parecido com o do Kicks. Com linhas modernas, tem central multimídia com design integrado ao painel. Possibilidade de personalização, quadro de instrumentos com tela central colorida e ar-condicionado digital devem ser novidades no sedã.

Nissan Lannia

A pergunta que Valls fez aos jornalistas presentes indica que o estilo final já está pronto. Outro detalhe destacado é o amplo espaço interno. Atualmente o Versa já possui interior muito espaçoso, mas tende a ficar ainda maior. O Lannia é um sedã de porte ligeiramente superior ao do Versa brasileiro, com direito a entre-eixos de 2,70 m, o mesmo do Toyota Corolla. Mais uma peça que se encaixa.

Com a nova geração, novas possibilidades se abrem em relação ao conjunto propulsor. Durante a CES, em Las Vegas, conversamos com Marco Silva, Presidente da Nissan do Brasil, que confirmou a realização de testes e estudos para a introdução da tecnologia e-Power no Brasil. Questionado se o carro que estrearia o e-Power no nosso mercado seria o Kicks, Silva indicou que a novidade chegaria em uma nova geração de modelos existentes, sem citar quais. Assim, as novas gerações de March e Versa, já com plataforma adaptada para receber a eletrificação, teriam condições de estrear a tecnologia.

Se você gostou do que viu aqui, vai ter que esperar um pouco. Antes da chegada desta nova geração, prevista para o fim de 2021 e início de 2022, Versa e March atuais devem ganhar mais um face-lift. 

Por: Fábio Trindade, de Detroit - EUA
Viagem a convite da Ford do Brasil

Galeria: Nissan Lannia: sedã compacto dá pistas sobre o futuro Versa

Envie seu flagra! flagra@motor1.com