O segmento mais aquecido do mercado brasileiro manteve a trajetória de alta em 2018. Os 345.322 SUVs compactos emplacados no ano passado representaram um crescimento de mais de 26% em relação a 2017. Para se ter uma ideia do bom momento, os oito primeiros colocados tiveram números melhores do que os do ano anterior.
Preferido dos brasileiros entre 2015 e 2017, o HR-V perdeu o trono. Por pouco mais de mil unidades de diferença (48.976 x 47.959), o Hyundai Creta, segundo no ano anterior, assumiu a ponta graças a um crescimento de quase 18%, cerca de 7,2 mil unidades a mais – o Honda, por sua vez, teve um incremento inferior a 200 unidades.
Numa briga acirradíssima pelo último lugar no pódio, o Nissan Kicks (46.812), cujas vendas avançaram mais de 40%, deixou para trás o Renegade (46.344), vice-líder em 2016 e terceiro em 2017. Apesar de perder posição, o Jeep evoluiu em mais de 20%. O Ford Ecosport, com 34.497 unidades, repetiu o quinto lugar do ranking anterior.
Oitavo em 2017, o Renault Captur (26.504) venceu uma disputa apertada contra o Chevrolet Tracker (26.100) pela sexta posição, com ambos crescendo acima dos 90%. Caindo de sexto para oitavo, o Renault Duster (23.580) ao menos registrou alta de mais de 1/3 nos números do ano anterior enquanto aguarda a chegada da nova geração.
O ano não foi bom para Honda WR-V (14.797), que caiu de sétimo para nono, e para Peugeot 2008 (9.745), os únicos do pelotão de cima que venderam menos nos últimos doze meses. Destaque para o Caoa Chery Tiggo (5.197), que teve o seu melhor desempenho histórico graças à chegada da versão Tiggo 2, e para o recém-lançado Citroën C4 Cactus (3.351), que já é o carro-chefe da marca francesa.
SUVs / Crossovers I
POS.
MODELO
TOTAL 2018
% 2018
TOTAL 2017
% 2017
% VARIAÇÃO 18/17
POS. 2017
1º
HYUNDAI CRETA
48976
14,18%
41625
15,21%
17,66%
2º
2º
HONDA HR-V
47959
13,89%
47775
17,45%
0,39%
1º
3º
NISSAN KICKS
46812
13,56%
33464
12,23%
39,89%
4º
4º
JEEP RENEGADE
46344
13,42%
38334
14,00%
20,90%
3º
5º
FORD ECOSPORT
34497
9,99%
31195
11,40%
10,59%
5º
6º
RENAULT CAPTUR
26504
7,68%
13742
5,02%
92,87%
8º
7º
CHEVROLET TRACKER
26100
7,56%
12136
4,43%
115,06%
9º
8º
RENAULT DUSTER
23580
6,83%
17640
6,44%
33,67%
6º
9º
HONDA WR-V
14797
4,28%
15353
5,61%
-3,62%
7º
10º
PEUGEOT 2008
9745
2,82%
10571
3,86%
-7,81%
10º
11º
CAOA CHERY TIGGO
5197
1,50%
23
0,01%
22495,65%
19º
12º
CITROËN C4 CACTUS
3351
0,97%
0
0,00%
NOVO
-
13º
JAC T40
2871
0,83%
1093
0,40%
162,67%
16º
14º
SUZUKI JIMNY
2207
0,64%
2032
0,74%
8,61%
13º
15º
SUZUKI VITARA
1869
0,54%
1841
0,67%
1,52%
14º
16º
LIFAN X60
1668
0,48%
2268
0,83%
-26,46%
11º
17º
TROLLER T4
1480
0,43%
1541
0,56%
-3,96%
15º
18º
JAC T5
645
0,19%
2152
0,79%
-70,03%
12º
19º
SUZUKI SCROSS
589
0,17%
651
0,24%
-9,52%
17º
20º
KIA SOUL
127
0,04%
290
0,11%
-56,21%
18º
21º
LIFAN X70
4
0,00%
0
0,00%
NOVO
-
345322
100,00%
273726
100,00%
26,16%
Em dezembro
No apagar das luzes de 2018, o destaque foi o renovado Renegade. Com 5.498 emplacamentos, seu melhor resultado desde dezembro de 2015 (6.976), o Jeep deixou para trás o Creta (4.920), único entre os oito primeiros a perder espaço em relação ao mês anterior.
Vice-líder em novembro, o Kicks (4.328) completou o pódio. Logo atrás do HR-V (3.719), o Captur atingiu a marca de 3.363 unidades, seu novo recorde. A vantagem em relação ao Ecosport (3.320), no entanto, foi muito reduzida. O Ford, aliás, não vendia tanto desde janeiro de 2015 (3.670).
Com melhor resultado em exatos três anos, o Duster emplacou 2.768 unidades. Somadas às 3.363 unidades do Captur, a Renault conquistou a preferência de 6.131 consumidores no segmento, pouco mais de 600 unidades à frente do líder da Jeep.
Praticamente estável em relação à novembro, o Tracker (2.053) foi o oitavo. Atrás do WR-V (1.202), que perdeu quase 1/10 de seus compradores, o C4 Cactus (1.151) fechou o top 10 praticamente sem avanço nas últimas semanas. O Tiggo (837) novamente vendeu mais do que o 2008 (808).
SUVs / Crossovers I
POS.
MODELO
DEZ/18
NOV/18
DEZ/17
% DEZ 18
% NOV 18
VARIAÇÃO DEZ/NOV
1º
JEEP RENEGADE
5498
3844
3345
15,83%
12,16%
43,03%
2º
HYUNDAI CRETA
4920
5171
5099
14,16%
16,36%
-4,85%
3º
NISSAN KICKS
4328
4038
3713
12,46%
12,77%
7,18%
4º
HONDA HR-V
3719
3305
4267
10,70%
10,45%
12,53%
5º
RENAULT CAPTUR
3363
2554
2105
9,68%
8,08%
31,68%
6º
FORD ECOSPORT
3320
2994
3193
9,56%
9,47%
10,89%
7º
RENAULT DUSTER
2768
2670
1930
7,97%
8,45%
3,67%
8º
CHEVROLET TRACKER
2053
2049
2074
5,91%
6,48%
0,20%
9º
HONDA WR-V
1202
1332
1378
3,46%
4,21%
-9,76%
10º
CITROËN C4 CACTUS
1151
1149
0
3,31%
3,63%
0,17%
11º
CAOA CHERY TIGGO
837
864
0
2,41%
2,73%
-3,13%
12º
PEUGEOT 2008
808
857
826
2,33%
2,71%
-5,72%
13º
JAC T40
195
181
482
0,56%
0,57%
7,73%
14º
SUZUKI JIMNY
151
198
183
0,43%
0,63%
-23,74%
15º
LIFAN X60
138
112
341
0,40%
0,35%
23,21%
16º
SUZUKI VITARA
123
122
187
0,35%
0,39%
0,82%
17º
TROLLER T4
107
115
165
0,31%
0,36%
-6,96%
18º
SUZUKI SCROSS
41
50
42
0,12%
0,16%
-18,00%
19º
KIA SOUL
19
11
2
0,05%
0,03%
72,73%
34741
31616
29332
100,00%
100,00%
9,88%
Fonte: Fenabrave
Galeria: Comparativo Hyundai Creta Sport x Chevrolet Tracker Premier