Apesar de proibido em algumas situações, o uso do celular a bordo tem se tornado constante nos últimos tempos e funcionado como um verdadeiro complemento às funções tecnológicas dos veículos. Seja para oferecer soluções de segurança, praticidade ou conectividade, a presença destes dispositivos é irreversível e precisa ser pensada com maior nível de integração. Nesse sentido, a Continental tem desenvolvido duas diferentes tecnologias com aplicação breve: uma pensada para carros inteligentes e outra para carregamento sem fio avançado.

A primeira, batizada de Antenna Coupling, foi pensada para aplicação em soluções de mobilidade urbana, sendo bem mais que apenas um amplificador de sinal de celular. Segundo a empresa, a antena pode também receber e armazenar informações de outros dispositivos, de modo a auxiliar o motorista para seguir rotas melhores, ver serviços disponíveis nas proximidades e emitir alertas de segurança sobre possíveis falhas mecânicas ou elétricas do veículo. O dispositivo também poderá detectar alguns costumes do motorista, como a velocidade média, nível de frenagem e trajetos habituais.

DS 3 Crossback (2019)

A segunda, chamada Conti WPC (sigla para Wireless Power Charger), já está presente como opcional de fábrica em modelos como Kia Sportage, Chevrolet Cruze e Peugeot 3008. Trata-se de uma base de indução magnética integrada na estrutura interna do veículo que carrega automaticamente a bateria do celular (basta apoiar um aparelho compatível na estrutura). Possui padrão QI e potência de 5 watts, mas a expectativa é aumentar a capacidade para 15 watts até 2019 e consequentemente otimizar o processo de recarga.

Chevrolet Equinox Premier 2018

Outra novidade que está sendo pensada diz respeito à posição do sistema dentro do veículo. Atualmente, o aparelho tem de ficar deitado na base e isso impede a utilização por parte do ocupante. O objetivo agora é aprimorar o sistema e mudar a posição para a parte de cima do painel, oferecendo um suporte (como aqueles convencionais disponíveis no mercado) com a tecnologia de carregamento sem fio já integrada. 

Carregador celular sem fio do Accord

“As pessoas estarão sempre conectadas com tudo que está acontecendo ao seu redor e serão auxiliadas de diversas formas. Com certeza, este conceito é uma tendência mundial e causará uma mudança radical e positiva na forma como as pessoas utilizam os dispositivos digitais de um automóvel”, comenta Iaran Gadotti, gerente de desenvolvimento da Continental.

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com