Ficou mais fácil consultar o nível de segurança de carros vendidos no Brasil e no resto da América Latina. O Latin NCAP, organização que realiza os testes de colisão dos carros na região, lança um aplicativo para smartphones com sistema Android ou iOS. Gratuito, o app permite procurar pelos modelos por marca, mostrando o vídeo do crash-test, fotos e o relatório explicando as notas recebidas por cada carro. Já está disponível no Google Play e no App Store.

O app do Latin NCAP funciona em três opções de idiomas: português, espanhol e inglês. Logo ao abrir o aplicativo, ele pergunta se o usuário é um concessionário ou consumidor. Esta pergunta serve para que, caso seja um cliente, o sistema exiba uma tela a mais, explicando como funcionam os testes de colisão da entidade. Depois disso, ele vai direto para a lista de marcas.

Ao escolher a marca e o modelo, o app exibe a galeria de fotos e as notas obtidas. Basta subir a tela para ver o relatório completo, detalhando os equipamentos de segurança e o desempenho na proteção medido pelos bonecos de teste. Também é possível assistir ao vídeo do teste direto pelo aplicativo, que roda direto do canal no YouTube. O Latin NCAP ainda diz que o app mandará notificações quando ele for atualizado com novos modelos.

Nos minutos que utilizamos o aplicativo, ele mostrou ser bem rápido e fácil de usar. Porém, tem alguns erros de digitação e faltou traduzir alguns símbolos, que aparecem em espanhol. Não é nada que vá impedir o usuário de encontrar e ver qual é o nível de segurança de cada veículo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com