A possibilidade do fim dos motores a combustão cada vez mais forte, as fabricantes estão procurando formas alternativas de propulsão, como compressão variável. No entanto, segundo o Automotive News, uma startup alemã chamada Micro Wave Ignition AG diz ter a tecnologia que irá salvar os motores a combustão por ser capaz de reduzir as emissões de poluentes em 80%.
A MWI diz que esta nova tecnologia pode cortar o consumo de gasolina e diesel em até 30% e as emissões seriam reduzidas em até 80%. Isso é feito com o uso de microondas para realizar a combustão, ao invés de velas. O consumo de combustível cai por conta da redução na temperatura necessária para fazer o combustível queimar.
A empresa sediada na pequena cidade de Empfingen já atraiu os olhares de investidores. Um deles é o ex-CEO da Porsche, Wendelin Wiedeking. Wiedeking e um grupo de investidores têm cerca de 20% de participação da MWI e procuram por um comprador e parceiro internacional que ajude a colocar a tecnologia no mercado.
Se a tecnologia da MWI der certo, será algo grande para as fabricantes manterem os motores a combustão vivos. Isso ajudará as marcas, por continuar com os motores convencionais por mais tempo enquanto trabalham para melhorar os carros eletrificados.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
BYD mostra fábrica no Brasil e confirma híbrido flex nacional
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Toyota Supra A90 Final Edition aumenta potência e vai a 429 cv
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia