A possibilidade do fim dos motores a combustão cada vez mais forte, as fabricantes estão procurando formas alternativas de propulsão, como compressão variável. No entanto, segundo o Automotive News, uma startup alemã chamada Micro Wave Ignition AG diz ter a tecnologia que irá salvar os motores a combustão por ser capaz de reduzir as emissões de poluentes em 80%.

A MWI diz que esta nova tecnologia pode cortar o consumo de gasolina e diesel em até 30% e as emissões seriam reduzidas em até 80%. Isso é feito com o uso de microondas para realizar a combustão, ao invés de velas. O consumo de combustível cai por conta da redução na temperatura necessária para fazer o combustível queimar.

Galeria: Porsche Boxster 1998

A empresa sediada na pequena cidade de Empfingen já atraiu os olhares de investidores. Um deles é o ex-CEO da Porsche, Wendelin Wiedeking. Wiedeking e um grupo de investidores têm cerca de 20% de participação da MWI e procuram por um comprador e parceiro internacional que ajude a colocar a tecnologia no mercado.

Se a tecnologia da MWI der certo, será algo grande para as fabricantes manterem os motores a combustão vivos. Isso ajudará as marcas, por continuar com os motores convencionais por mais tempo enquanto trabalham para melhorar os carros eletrificados.

Fonte: Automotive News

Envie seu flagra! flagra@motor1.com