Cerca de cinco anos após seu lançamento, a segunda geração do Soul está pronta para se aposentar e abrir espaço para algo que a Kia descreve como um novo modelo. Mantendo características que fizeram sucesso nos modelos anteriores, o Soul 2020 adota um design peculiar para a dianteira, com luzes finas na parte superior e outras duas grandes peças montadas mais abaixo. A grade dianteira é maior que a anterior e dá ao crossover um visual mais imponente.
No perfil, a Kia aposta no teto flutuante, com a parte superior em preto e a pequena seção da coluna "C" com o escrito "Soul" estampada. A marca sul-coreana menciona que esta coluna foi feita para remeter às asas de um avião, enquanto ele se mantém fiel ao seu antecessor ao continuar com as lanternas verticais na traseira. Agora elas têm formato de bumerangue, dando ao Soul um visual interessante quando visto por trás.
A Kia sabe que a variedade é a essência da vida e por isso oferecerá a próxima geração nas versões GT-Line e X-Line. Elas já existem em outros modelos da marca na Europa, com detalhes esportivos para a GT-Line e temática fora-de-estrada na X-Line.
Em termos de dimensões, o novo Soul mantém largura e altura, ganhando 5,6 cm em comprimento. Agora são 4,19 m totais e parte disso está no entre-eixos, medindo agora 2,60 m, ou cerca de 3 cm a mais que o anterior.
Enquanto o espaço para as pernas na dianteira cresceu 0,5 cm, os passageiros de trás ficarão desapontados em saber que perderam 0,7 cm para as pernas. Não apenas isso, mas o espaço para cabeça na frente também ficou 0,5 cm menor, enquanto a traseira não mudou.
Ao menos o novo Soul será melhor companhia em longas viagens graças ao maior porta-malas, agora com 673 litros (até o teto), ou 141 litros a mais. Além disso, a tampa do porta-malas ficou mais larga e baixa, facilitando o manejo das bagagens em comparação com o antecessor.
Sob o capô, está o motor 2.0 aspirado com 149 cv e 18,2 kgfm de torque ou o 1.6 turbo com 204 cv e 26,9 kgfm de torque. O primeiro pode ter câmbio manual de seis marchas ou automático CVT, enquanto o turbo utiliza uma caixa de dupla embreagem com sete marchas.
A Kia promete que a nova plataforma melhorou a dirigibilidade e o conforto com menor vibração, barulho e aspereza. Nas versões mais caras, o interior tem tela multimídia de 10,25", com Android Auto e Apple CarPlay. Há um head-up display de 8" e sistema de som assinado pela Harman Kardon com 10 falantes e 640 w de potência - o dobro do atual Soul.
O interior traz sistema de iluminação configurável. O recurso tem nomes curiosos, como Romance, Traveling, Party Time, Hey! Ho!, Café e Midnight City.
Apresentado nesta quarta-feira no Salão de Los Angeles, o novo Soul será vendido nos Estados Unidos na primeira metade de 2019, junto com o Soul EV, totalmente elétrico. A chegada ao Brasil é uma incógnita.
Fotos: divulgação
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