Além do Rio, outra atração de destaque do estande da Kia é o SUV compacto Stonic. Desenvolvido sobre a plataforma do hatchback, foi projetado com foco no mercado europeu e, apesar da apresentação no Salão, não será lançado no Brasil. Segundo a marca, a ideia é mostrá-lo ao público para testar os níveis de receptividade e aceitação sobre um novo modelo desta mesma categoria que está sendo desenvolvido internamente. Detalhes sobre o projeto ainda são limitados, mas é certo que o lançamento acontecerá em 2019 e que a plataforma a ser usada será a mesmo do sedã Cerato.

Como o Stonic usa a base do Rio e tem porte relativamente compacto, a expectativa é que o novo SUV aproveite a arquitetura do Cerato para ser um modelo de porte ligeiramente maior e internamente mais espaçoso. A produção na fábrica de Pesqueira, no México, já está confirmada e acaba por facilitar o lançamento no Brasil. Esta unidade, vale lembrar, já produz o Rio e o próprio Cerato para todo o mercado norte-americano, o que confirma as intenções da Kia em oferecer este novo modelo até mesmo nos Estados Unidos (onde o Stonic, considerado muito pequeno, não é vendido).

2018 Kia SP concept

Apesar de a Kia ainda não confirmar, tudo leva a crer que este novo SUV será a versão de produção do chamado SP Concept (foto acima), apresentado recentemente na Índia. Ele já foi confirmado para os Estados Unidos e não deve demorar para ser apresentado em carroceria definitiva. A ideia é oferecer uma opção abaixo do Sportage, de modo a concorrer com Jeep Renegade, Hyundai Creta, Honda HR-V e companhia.

Fotos: Donizetti Castilho

Galeria: Kia Stonic - Salão de SP 2018

Envie seu flagra! flagra@motor1.com