A organização do Carro do Ano da Europa anunciou os sete finalistas da edição 2019 em um post no Twitter. Sem nenhuma surpresa, apenas um deles é de uma marca não-europeia. Os sete finalistas são, em ordem alfabética: Alpine A110, Citroën C5 Aircross, Ford Focus, Jaguar I-Pace, Kia Ceed, Mercedes-Benz Classe A e Peugeot 508. Boa notícia para o Grupo PSA é que tanto a Citroën quanto a Peugeot estão na lista.

 

Os candidatos foram escolhidos de uma lista de 38 concorrentes, anunciados no começo do ano. Entre eles estavam o Aston Martin Vantage, Audi A6, BMW Série 3, Dacia Duster, Honda CR-V, Hyundai Santa Fe, Lamborghini Urus, Volkswagen Touareg e Suzuki Jimny.

A maior parte dos candidatos foi testada pelo júri pouco antes do Salão de Paris, em um evento feito na Dinamarca durante a última semana de outubro. O júri é composto por jornalistas de 18 países diferentes. Após as avaliações, a escolha será feita nos próximos meses e o anúncio do vencedor será feito no Salão de Genebra, em março de 2019.

Só para lembrar, o Volvo XC40 foi nomeado o Carro do Ano 2018 da Europa, anunciado no evento suíço em março. O menor SUV da marca sueca superou modelos como o SEAT Ibiza e BMW Série 5. Enquanto isso, alguns dos finalistas do prêmio europeu também participam da edição global do Carro do Ano 2019. Um total de 85 jornalistas irão testar os candidatos nos próximos meses e o vencedor será anunciado em abril, durante o Salão de Nova York.

Fonte: European Car of the Year

Galeria: Ford Focus 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com