O SUV sueco se impôs sobre modelos mais exclusivos, como Audi A8 e BMW Série 5

Um dos prêmios mais prestigiosos do mundo automotivo já tem dono. O Carro do Ano 2018 na Europa é o Volvo XC40, o novo SUV compacto da marca sueca. 

Desenvolvido para combater o Audi A3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA, o modelo nórdico superou rivais tecnologicamente vanguardistas, como BMW Série 5 e Audi A8. Também deixou para trás carros mais passionais, como o Alfa Romeo Stelvio e o Kia Stinger. Igualmente, venceu a nova geração do Citroën C3 Aircross e o Seat Ibiza, versão espanhola do VW Polo. 

O XC40 está disponível, inicialmente, com um motor a gasolina e outro a diesel, ambos com 2.0 litros e turboalimentados. O primeiro tem versões T4 (190 cv) e T5 (254 cv), enquanto o segundo, D4, gera 190 cv. Todas as versões contam com transmissão automática de 8 marchas, com conversor de torque. A T4 vem com tração dianteira e as demais trazem tração integral AWD. 

Volvo XC40
Volvo XC40

Versão híbrida em 2019

A linha XC40 será ampliada, em meados do ano, com o propulsor a gasolina T3, um bloco tricilíndrico de 156 cv que se associará, de série, a um câmbio manual de 6 marchas. Já em 2019 será a vez da variante híbrida plug-in, ainda sem dados técnicos conhecidos. 

Oferecido em quatro acabamentos na Europa, o XC40 2018 pode ser adquirido nas versões Base (destinado principalmente a frotistas), Momentum, Inscription e R-Design. No Brasil, é ofertado nos modelos T4, T5 Momentum e o T5 R-design, com preços entre R$ 169.950 (T4) e R$ 209.950 (T5 R-Design). 

Leia também:

Com 4,42 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,63 m de altura, o XC40 foi construído a partir da plataforma modular CMA da Volvo, que servirá de base para outros modelos compactos da marca. Será que título de Carro de Ano pode ajudá-lo na briga com os alemães? A resposta no Brasil será dada a partir dos próximos meses...

Fotos: Motor1.com

Galeria: Carro do ano 2018 Europa