Flagrada em testes de durabilidade desde meados do ano passado, a nova geração do BMW Série 1 vai perdendo camuflagem à medida que o lançamento oficial se aproxima. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam o modelo nos melhores ângulos já fotografados até agora. A carroceria já está praticamente finalizada e detalhes como rodas, saídas de escape, retrovisores, lanternas e faróis são exatamente os mesmos que serão empregados no carro de produção a ser lançado no início do ano que vem.
Como já dito, o Série 1 2019 passará pela mudança mais profunda da história do modelo. Visualmente as linhas seguirão o padrão visto em lançamentos recentes, mas a construção mecânica será completamente revista diante da chegada de uma nova plataforma: a ainda misteriosa FAAR (arquitetura de tração dianteira, numa tradução direta do alemão), que funcionará como sucessora da atual UKL usada pela Mini e pela linha Série 2. Dessa forma, o Série 1 2019 será o primeiro da história a dispensar a tração traseira e se igualar a praticamente todos os demais integrantes do segmento (Mercedes-Benz Classe A, Audi A3 e tantos outros).
Certamente a novidade não agradará aos fãs mais puristas, principalmente por conta da perda de esportividade na condução, mas a ideia da marca é oferecer um modelo mais espaçoso e acolhedor para os ocupantes. A nova plataforma também implicará no uso dos motores turbo de 3 e 4 cilindros, em posição transversal, excluindo o propulsor de 6 cilindros em linha longitudinal usado nas versões esportivas do modelo atual. Na prática, a tradicional versão M deixará de ser equipada com um motor "raiz" para adotar um 2.0 turbo, com conceito downsizing e proposta mais moderna. Esta geração também não oferecerá carroceria de duas portas, seguindo uma tendência de mercado.
O lançamento está programado para acontecer nos primeiros meses de 2019, com apresentação pública no Salão de Genebra em março.
Fotos: CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 1 2024: 4ª geração muda visual e recebe sistema micro-híbrida
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teaser: BMW mostra o novo Série 1 pela primeira vez
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Projeção revela como pode ficar o BMW Série 1 que passará por facelift
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW 118i M Sport amplia gama de versões do Série 1 por R$ 315.950