BMW promete carros elétricos com design normal

O aspecto futurista usado no i3 e i8 serão coisa do passado

BMW iX3 concept BMW iX3 concept

Até agora, a linha totalmente eletrificada da BMW tem apenas dois veículos: o compacto elétrico i3 e o esportivo híbrido i8. Ambos foram desenhados inspirados em obras de ficção científica, algo comum entre os elétricos e híbridos - basta olhar para o Toyota Prius ou para a primeira geração do Nissan Leaf. 

Como quase todas as marcas irão ter eletrificados nos próximos anos, a  tendência é que veículos que parecem espaçonaves chegue ao fim. A BMW também percebeu esta mudança e promete que começará a produzir modelos elétricos e híbridos que não destoem dos carros a combustão da empresa.

Adrian van Hooydonk, diretor de design da BMW, disse à Autocar que a razão do i3 e do i8 terem um visual bem diferente era meramente para diferenciá-los com facilidade do resto da linha da empresa. Como seu portfólio terá versões elétricas nos próximos anos, o estilo "fora da caixa" ficou de lado.

"A mobilidade elétrica irá se espalhar por toda a nossa linha em um espaço relativamente curto de tempo - até o ponto em que ser elétrico ou híbrido será apenas uma opção a ser escolhida na hora de encomendar o carro", disse van Hooydonk. "O fato é que os clientes da BMW querem um carro dinâmico, seja ele movido por energia elétrica ou não, e há cada vez menos motivos para que esses carros tenham estilos diferentes."

Esta mudança de identidade visual para os carros elétricos da BMW começa a aparecer com o conceito iX3 (na primeira foto do post), mostrado no Salão de Pequim (China) no início do ano. O protótipo adianta o futuro crossover elétrico da empresa e que está muito mais próximo visualmente dos outros SUVs da empresa do que o i3 do Série 1. Será lançado em 2020, como o primeiro da nova linha de carros totalmente elétricos da fabricante.

Porém, isso não significa que todos os próximos carros eletrificados da BMW terão um design normal. O conceito iNext (na foto acima), que está programado para ser produzido em 2021, traz um design radical que faz o i3 parecer normal. Só que é o iX3 que servirá de exemplo de como a linha da BMW i será visualmente. Claro, ainda é um conceito, então terá alguns detalhes suavizados quando começar a ser fabricado, mas também não irá ficar sóbrio como o Série 5 ou o X5.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com