O crescimento nas vendas de SUVs acaba de fazer mais uma vítima: o Ford Focus. Na semana passada, a montadora comunicou fornecedores na Argentina que irá descontinuar a produção do modelo, em suas configurações hatch e sedã, em maio de 2019 na unidade de General Pacheco.
De acordo com um porta-voz montadora ouvido por Motor1.com, a informação é oficial e a decisão foi tomada especificamente em virtude da queda de vendas no segmento de médios. A ação também vai de encontro com a nova estratégia global da Ford em apostar em produtos de maior rentabilidade. Com o fim de produção do Focus em Pacheco, a marca ganha fôlego para aumentar a produção da picape Ranger.
Questionado sobre a chegada da nova geração importada da Europa, a montadora disse apenas que avaliará o mercado e que a reestruturação de modelos anunciada globalmente está sendo pensada neste momento.
De fato, a situação não é nada favorável para entusiastas do segmento de médios. Somados , os cinco hatches médios vendidos no Brasil emplacaram apenas 1.015 unidades em agosto, ou seja, uma queda de quase 42% do que há um ano. Para se ter ideia do abismo, poucos anos atrás os líderes emplacavam sozinhos entre 2.500 e 3.000 unidades por mês. Os números da Fenabrave do fechamento de agosto mostram 492 unidades emplacadas do Cruze Sport6, seguido por 310 do Focus, 166 do Golf e apenas 46 do Peugeot 308.
Em abril, a Ford anunciou nos Estados Unidos que venderá localmente apenas SUVs, crossovers e picapes, ou seja, modelos de maior rentabilidade. No entanto, esta notícia não significa que não terão novos produtos, especialmente me outros mercados.
No Brasil, a Ford comemora o sucesso do Ka, modelo que ganhou recentemente um retoque no visual, interior mais sofisticado e estreou conjunto mecânico mais moderno com câmbio automático. Atualmente segundo carro mais vendido do país, deve ser o percursor de uma nova estratégia nacional.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford reafirma fim de linha do Focus em 2025 e diz que focará em elétricos
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Focus sairá de linha em 2025 e Ford não sabe o que fazer com a fábrica
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Oficial: Ford Focus sairá de linha em 2025 sem direito a sucessor
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Longe do Brasil, Ford Focus aposta no etanol contra eletrificação