Renault Sandero chega a 1 milhão de unidades produzidas no Brasil
Hatch derivado do Logan foi lançado primeiro por aqui em 2007
Nascido como um projeto criado para mercados emergentes pela Dacia, braço romeno da Renault, o Sandero era uma derivação hatch do Logan. Estreou primeiro no Brasil, em 2007, como uma opção mais espaçosa aos seus concorrentes. Se visualmente causou uma certa polêmica, com soluções "baratas" e acabamento bem simples, atraiu compradores pelo espaço interno e porta-malas com preço na média de modelos menores.
O Sandero chegou ao mercado com motores 1.0 16V de 76/77 cv e 9,9/10,1 kgfm (mesmo utilizado pelo Clio na época), 1.6 16V de 107/112 cv e 15,1/15,5 kgfm, e 1.6 8V com 92/95 cv e 13,7/14,1 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. No ano seguinte, surgia a versão aventureira Stepway, com suspensão elevada e diversos apliques na carroceria para aproveitar a onda dos hatches com visual descolado. Em 2011, o Sandero recebia sua primeira reestilização e opção de câmbio automático de 4 marchas - mais tarde trocado por um automatizado de 5 posições (Easy'R).
A segunda geração do Sandero foi lançada em 2014 com o mesmo visual que conhecemos hoje, inclusive do Sandero Stepway (que se tornaria apenas Stepway em 2018). No fim de 2016, o hatch recebeu a nova família de motores SCe, com o 1.0 de três cilindros e um novo 1.6 de quatro cilindros e 16 válvulas com tecnologias como start-stop e alternador por demanda.
O Sandero também foi o primeiro Renault Sport produzido no Brasil. A versão esportiva R.S trouxe todo sistema de suspensão calibrado pela divisão esportiva da marca, motor 2.0 de 150 cv e câmbio manual de seis marchas com relações curtas, além de visual exclusivo e bancos semi-concha.
Agora em 2018, o Sandero chega a 1 milhão de unidades produzidas em São José dos Pinhais (PR). O Complexo Ayrton Senna ainda abastece os mercados da Argentina, Uruguai e Paraguai, sendo que 210 mil unidades foram enviadas para estes países. Uma reestilização profunda, que deve colocar o Sandero em um patamar acima do atual, é esperada para 2019, com visual exclusivo para o Brasil e acabamento mais caprichado.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
Galeria: Renault Sandero 1.0 SCe - Teste
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