Lançado em 2011, o Audi Q3 somou 1,1 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Continua fazendo sucesso, mesmo com sua idade avançada - é o modelo mais vendido da marca neste ano no Brasil. Mas estava na hora de se atualizar. O Audi Q3 2019, segunda geração do SUV, finalmente foi apresentado com visual mais moderno e uma boa dose de tecnologias.
Maior do que seu predecessor, o novo Audi Q3 mede 4,49 metros de comprimento (9,7 centímetros mais do que o anterior), com uma largura de 1,85 m e 1,59 m de altura. O espaço interno aumentou graças ao entre-eixos de 2,68 m, 7,8 cm a mais.
Em termos de estilo, o novo Q3 se inspira nos últimos lançamentos da marca alemã, com visual mais esportivo. A conhecida grade "Singleframe" continua, acompanhada por grandes entradas de ar nos dois lados do para-choque dianteiro. Para completar, traz os faróis com projetores utilizado por todos os carros da marca, oferecendo os faróis Matrix LED como opcional nas versões mais caras.
As linhas laterais são musculosas e tornam o perfil do SUV bem atlético, assim como os arcos das caixas de rodas. Há diversas opções de personalização, além de oferecer o pacote S Line, com para-choques e detalhes exclusivos.
Do lado de dentro, o Q3 se inspira nos carros mais atuais da Audi, ganhando linhas mais modernas e itens de tecnologia. Isso inclui uma grande tela para a central multimídia (de 8,8" ou 10,1", dependendo da versão), levemente inclinada na direção do motorista e com bordas em alumínio. Traz o painel de instrumentos digital Virtual Cockpit (que pode ser de 10,25" ou 12,3"), combinando todas as funções de condução de forma moderna e intuitiva.
Assim como o exterior, a cabine pode ser personalizada com três escolhas de acabamento: couro, imitação de couro ou Alcantara. Traz iluminação em LED ajustável, com 30 colorações diferentes. Também foi corrigida uma das críticas da geração passada, ficando mais espaçoso, com porta-malas de 530 litros (675 litros com os bancos corrediços para frente) - 174 litros a mais do que o modelo antigo. Se rebater os assentos traseiros, o espaço chega a 1.525 litros.
Obviamente, o novo Audi Q3 vem com vários sistemas de assistência ao motorista: controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, Park Assist, sensor de estacionamento e câmera 360°, e assistente de frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas.
Sob o capô, o Audi Q3 oferecerá três motores TFSI turbo a gasolina e dois TDI diesel, com potências entre 150 cv e 230 cv. As opções de transmissão serão a manual de 6 marchas ou automatizada S tronic de dupla embreagem e 7 marchas. Veja abaixo:
Para personalizar a experiência ao dirigir, o sistema Audi Drive Select será oferecido como opcional, com seis modos de condução: Auto, Comfort, Dynamic, Offroad, Efficiency e Individual, permitindo ajustar os parâmetros de motor, direção, transmissão e da suspensão adaptativa (vendida como opcional).
Produzido na fábrica em Gyor (Hungria), o novo Audi Q3 chega às concessionárias na Europa em novembro deste ano, mas os preços ainda não foram revelados. Sua primeira aparição pública será no Salão de Paris (França), no início de outubro. Para o Brasil, tem grandes chances de ser uma das estrelas da Audi no Salão de São Paulo, em novembro, com vendas em 2019.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi Q3 ganha nova série especial e preço sobe: veja os valores
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Fábrica do Volkswagen T-Cross e Audi Q3 no Brasil completa 25 anos
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Nova geração do Audi Q3 entrará na moda dos SUVs com faróis divididos
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Novo Audi Q3 2025: veja como pode ficar o SUV que chega ano que vem