Apesar de ainda engatinhar em alguns mercados, o alcance comercial de veículos elétricos se tornará tão expressivo nos próximos anos que poderá surpreender até o mais pessimista dos analistas. Conforme apontam previsões da agência de notícias Bloomberg, modelos verdes se tornarão tão populares nas próximas duas décadas que representarão nada menos que 55% dos emplacamentos globais de veículos. Ao que tudo indica, a demanda crescerá para aproximadamente 11 milhões de unidades em 2025 e chegará a significativos 60 milhões de exemplares em 2040.

Sobre elétricos :

A principal razão para esse crescimento, explica a agência, está relacionada diretamente à queda nos preços. A partir de 2024 e até cerca de 2029, os custos com elétricos se tornarão realmente competitivos e ficarão em paridade com modelos semelhantes movidos a gasolina e diesel - e isso sem incentivos fiscais. 

Além disso, a oferta crescerá substancialmente, de modo a praticamente dobrar em relação aos números atuais. Hoje, por exemplo, existem cerca de 155 veículos elétricos à venda em todo o mundo, mas já em 2022 este portfólio crescerá para 289 modelos. 

A China terá grande representatividade neste novo mercado e em 2025 terá 19% de todas as suas vendas concentradas em EVs. Na Europa e nos Estados Unidos, elétricos terão 14% e 11% de participação no mesmo ano.

Fotos: Divulgação

Galeria: Avaliação Nissan Leaf no Japão

Foto de: Redação
Envie seu flagra! flagra@motor1.com