Da mesma forma que alguns celulares podem ser carregados apenas posicionados sobre uma base, os automóveis seguirão o mesmo caminho. E a BMW é a primeira fabricante a apresentar um sistema de carregamento por indução para a venda ao grande público. 

Leia também:

O sistema é composto por duas peças. A primeira é ligada na rede elétrica comum e posicionada no chão do estacionamento, chamada de GroundPad. A segunda, a CarPad, fica presa no carro e é a responsável por levar a energia até as baterias. Quando aproximados, uma separação de cerca de 8 centímetros é o suficiente para realizar a recarga, assim como os smartphones com o chamado carregador por indução. O motorista precisa apenas estacionar, sem nenhum outro comando. Até o desligamento é automático após o carregamento completo das baterias. 

Carregador por indução - BMW

A partir de julho, o sistema será oferecido no BMW 530e iPerformance, a princípio apenas na Alemanha. Segundo a BMW, a recarga completa é feita, para o 530i, em três horas e meia. Em seguida, o sistema será disponibilizado para o Reino Unido, Estados Unidos, China e Japão. 

 

Segundo a BMW, todo o sistema é protegido da chuva e neve, podendo ser usado em qualquer condição. Ainda não existe previsão para a venda no Brasil, onde a marca comercializa o hatch elétrico i3.

Fotos: divulgação 

 

Galeria: Carregador por indução - BMW

Envie seu flagra! flagra@motor1.com