Apresentado oficialmente em junho do ano passado como um dos projetos mais agressivos já desenvolvidos pela Jaguar Land Rover, o apimentado XE SV Project 8 começará a ser produzido dentro de poucas semanas. Conforme anunciado nesta semana pela marca, o modelo sairá das linhas de montagem a partir do mês que vem (exatamente 1 ano após a estreia) e chegará às mãos dos felizardos proprietários por volta de setembro. Apenas 300 exemplares serão produzidos e todo o processo acontecerá praticamente de forma manual.
A ideia de transformar o XE em um veículo de competição legítimo veio da SVO, divisão de operações especiais do grupo. Segundo a Jaguar, o carro funcionará como vitrine de performance para o próprio XE nas versões mais brandas e, ao mesmo tempo, como real exemplo das capacidades de preparação da divisão esportiva. Os números falam por si só: motor 5.0 V8 Supercharged de 600 cv de potência e 71,3 kgfm de torque máximo, que garantem aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e máxima de 321 km/h. O câmbio é automático de 8 marchas, com tração integral.
Entre outras modificações, o bólido recebeu reajustes no software do controle de estabilidade (deixando o funcionamento mais permissivo), molas com acerto mais rígido, direção com respostas mais diretas, acelerador com respostas igualmente aprimoradas e freios cerâmicos de alta eficiência. A carroceria segue sendo composta por liga de alumínio, como o XE convencional, mas parte específicas como para-choques e capô são feitos de fibra de carbono.
O pacote de rodas e pneus é o maior já equipado para um sedã esportivo de produção da Jaguar, medindo 9,5 x 20 polegadas na frente e 11 x 20 polegadas na parte traseira. Nas configurações mais extremas, incluindo a versão Track Pack de 2 lugares, o Project 8 oferece 122 kg de downforce a 299 km/h – 25% a mais que seu rival mais próximo. No circuito de Nürburgring, o modelo estabeleceu um novo recorde para um carro de produção de quatro portas com 7 minutos e 21,23 segundos em sua melhor volta.
No interior, a SVO foi generosa na aplicação de revestimentos como fibra de carbono e Alcantara. Na América do Norte, será disponibilizada uma versão com 4 lugares e bancos dianteiros esportivos. Na Europa, haverá apenas espaço para os passageiros da frente, de modo a abrir lugar na parte de trás para reforços estruturais. Para o Brasil, infelizmente, não há previsão de importação.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar vai tirar quase todos os seus carros de linha este ano
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Jaguar pode substituir sedãs XE e XJ por inédito modelo hatchback
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Jaguar SE SV Project 8 ganha edição Touring limitada a 15 unidades
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Jaguar XE ganha série especial Landmark Edition por R$ 250.200