Depois de Volkswagen, Ford, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Opel, Volvo e Lamborghini, as marcas Fiat, Alfa Romeo, Abarth e Jeep são as mais novas baixas confirmadas para o Salão de Paris deste ano. Em anúncio oficial divulgado nesta semana, o grupo FCA declarou que não marcará presença na mostra porque está procurando reorientar sua estratégia global de marketing. No mercado como um todo, a tendência é investir em eventos próprios e apostar em outras formas de comunicação direta com o público.
Na prática, os motor-shows deixaram de ter tanta importância quanto no passado e, ao mesmo tempo, têm se tornado demasiadamente caros para a maioria das montadoras. Com orçamentos apertados, muitas marcas preferem investir em formas alternativas de comunicação, especialmente eventos próprios e participação em feiras de tecnologia.
No caso de Paris, o impacto da ausência de tantas marcas ainda é uma incógnita - principalmente quanto ao número de visitantes. Ao mesmo tempo, há quem aposte que as marcas que já confirmaram presença serão diretamente beneficiadas, tendo em vista que receberão mais atenção. Montarão estandes neste ano Citroën, Hyundai, Jaguar, Kia, Land Rover, Lexus, Mercedes-Benz, Peugeot, Smart, Suzuki e Toyota, além das outras integrantes do grupo VW, como Skoda, Seat, Audi e Porsche. A BMW ainda não confirmou participação.
Para todas estas, o Salão de Paris 2018 começa no dia 2 de outubro com o primeiro dia para imprensa e termina em 14 de outubro, último dia para o público.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
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