Lançamento estratégico e fundamental para os ambiciosos planos de crescimento da Volkswagen, o SUV Tharu/Tarek acaba de ter produção confirmada em mais um país além de China, Argentina e Rússia. Conforme revelou em entrevista recente o chefão Herbert Diess, o rival do Jeep Compass será montado também no México e, a partir de 2020, abastecerá as concessionárias da marca nos Estados Unidos e no Canadá. Ao que tudo indica, a montagem será concentrada em Puebla, ao lado do irmão maior Tiguan Allspace.
Em todos os países acima citados, além do Brasil, o Tharu/Tarek será a grande aposta da Volkswagen no segmento de SUVs médios. Será posicionado acima do aguardado T-Cross, SUV do Polo que será feito no Brasil, e abaixo do Tiguan Allspace, de modo a se enquadrar na mesma faixa de preços do Jeep Compass (ou seja, algo entre R$ 100 mil e R$ 130 mil).
Menor que o Tiguan Allspace, o modelo mede 4,453 metros de comprimento, 1,841 m de largura e 1,632 m de altura, com entreeixos de 2,688 m. A gama de motores ainda não foi oficialmente revelada, mas pelo menos na China serão usados os propulsores 1.2 TSI de 116 cv (com suspensão traseira por eixo rígido) e 1.4 TSI de 150 cv com multilink no eixo traseiro. Ambas virão com câmbio DSG de dupla embreagem e 7 marchas.
Para o Mercosul, o mais provável é que o Tarek seja vendido única e exclusivamente com o motor 1.4 TSI de 150 cv, câmbio automático de 6 marchas e suspensão traseira por eixo de torção - exatamente como o Golf, que lhe empresta a plataforma MQB.
Inicialmente, o modelo vendido no Brasil está programado para vir da Argentina. No entanto, o anúncio da montagem também no México poderá antecipar o lançamento por aqui. Em tese, a Volks poderia seguir a mesma estratégia adotada pela Nissan com o Kicks e adiantar a chegada do modelo às lojas brasileiras com unidades mexicanas. Posteriormente, o abastecimento seria substituído pelos exemplares vindos da Argentina. Nada, porém, está confirmado.
Fonte: Al Volante
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta