O grupo Volkswagen garantiu recentemente contratos de compra de baterias no valor US$ 48 bilhões (mais de R$ 170 bilhões) para dar suporte ao seu ambicioso plano de eletrificação. Os componentes serão usados pela nova família de elétricos I.D. bem como em modelos de outras marcas do grupo, como Audi e Porsche. O investimento foi considerado tão alto que, segundo a revista Fortune, supera com facilidade o atual valor de mercado da Tesla (principal rival dos alemães neste chamado mercado verde).
A corrida pela eletrificação tem se intensificado com o passar dos anos e tende a ficar ainda mais acirrada no futuro. Nesse cenário, marcas bem estabelecidas na produção de modelos a combustão tendem a levar vantagem. A própria Volks, por exemplo, produz atualmente mais veículos em 4 dias do que a Tesla fabrica em 1 ano inteiro. Naturalmente não é o mesmo tipo de tecnologia, mas ninguém no mercado duvida da capacidade dos alemães de construir centenas de milhares de EVs ao toque de um botão. Enquanto isso, a Tesla ainda enfrenta gargalos na produção do Model 3.
"Até 2020, ofereceremos aos nossos clientes mais de 25 novos modelos elétricos e mais de 20 híbridos plug-in", disse recentemente o presidente-executivo da Volkswagen, Herbert Diess. "Em apenas alguns anos, em todas as marcas e regiões, pretendemos colocar no mercado a maior frota mundial de veículos elétricos", completou. Até 2025, a meta é emplacar anualmente pelo menos 3 milhões de unidades. Para efeito de comparação, a Tesla entregou em 2017 cerca de 103 mil carros.
Entre as principais novidades, destaque para o SUV e-tron, da Audi, que entrará em produção já no mês de agosto. Em 2019, a Porsche lançará o Mission E (rival do Model S) e na sequência chegará ao mercado o primeiro membro da linha I.D. da VW (provavelmente chamado de Neo).
Fonte: Fortune
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta