Era apenas segunda-feira quando surgiram notícias de que o novo 911 GT3 RS havia feito uma volta em Nürburgring em 6 minutos e 56 segundos e agora a Porsche confirma esta marca. O tempo exato foi de 6:56.4 e quem pilotou a máquina foi Kévin Estre, que conseguiu melhorar o desempenho obtido com a geração passada do GT3 RS em incríveis 24 segundos.
O 911 GT3 RS também foi guiado pelo piloto Lars Kern durante o desenvolvimento do carro. Junto com Estre, eles completaram quatro voltas de 26,6 km no Inferno Verde, todas abaixo dos 7 minutos e com apenas alguns centésimos de diferença. Isto prova que esportivos com motores aspirados são realmente rápidos e tem um desempenho constante nas mãos de um piloto talentoso. Prova também que este recorde está longe de ser um golpe de sorte.
A Porsche diz que volta-recorde foi iniciada às 11:40 da manhã da segunda-feira, 16 de abril, e as condições eram ideais, com 18°C de temperatura na pista e 14°C de temperatura ambiente. Estre ficou impressionado com o 911 GT3 RS, dizendo que o comportamento do esportivo durante as frenagens e curvas de alta velocidade parecia a mesma do GT3 R, que é um modelo de corrida.
A arma escolhida não recebeu qualquer mudança antes de encarar Nürburgring. Bom, exceto por um detalhe. Estava com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, ainda não disponíveis para venda, mas estão homologadas para Europa e EUA, e logo estarão nas lojas. Estes pneus medem 265/35 ZR 20 na frente e 325/30 ZR 21 na traseira e também serão oferecidos para o GT2 RS.
Falando nele, o modelo mais rápido do 911 ainda é mais rápido do que o GT3 RS, tendo marcado 6 minutos e 47,3 segundos no ano passado. Estas duas versões do 911 continuam uma tradição que começou em 2013, quando o 918 Spyder completou uma volta em Nürburgring em 6:57. É incrível como um hipercarro híbrido extremamente caro lançado à cinco anos e com muita potência já tenha sido superado por um esportivo aspirado "old-school" de uma categoria inferior. O novo desempenho demonstra o progresso que a Porsche fez nos últimos anos e, enquanto algumas pessoas possam falar que voltas em Nürburgring não importam, elas são relevantes quando falamos de um carro criado primeiramente pensando em corridas, como é o caso do GT3 RS.
Fonte: Porsche