A grande novidade da Toyota para o Brasil neste ano será o hatchback Yaris. O modelo será posicionado acima do Etios e inicia uma gama que contará também com um sedã, este posicionado abaixo do Corolla. A estreia é prometida para a metade do ano, conforme Motor1.com havia antecipado, entre maio e junho. Prova disso é que a marca japonesa já inicia a publicidade do hatch nas redes sociais, para criar expectativa.

Leia também:

Toyota Yaris - Publicidade

“Vem aí o novo lançamento da Toyota. Um carro ideal para você que quer dar o próximo passo”, diz o post feito no Facebook. A imagem mostra parte da traseira do Yaris, dentro de um Y. Pelo ângulo da imagem, só é possível notar um pequeno pedaço da lanterna e que o carro é vermelho. Os dizeres do anúncio adiantam o posicionamento do Yaris. É para quem entrou na Toyota com um Etios e agora está em “um novo momento da sua vida” e merece subir para um modelo maior e mais equipado. A publicidade manda para o hotsite para cadastro dos interessados.

O Yaris será produzido em Sorocaba (SP), aproveitando o uso de uma versão modificada da plataforma do Etios. Também compartilhará o motor 1.5 de 107 cv e 14,7 kgfm. Já os modelos mais caros poderão adotar o 1.8 de 144 cv e 18,4 kgfm do Corolla (especialmente o Yaris Sedan). A transmissão ainda é um mistério, pois o modelo asiático usa uma caixa CVT. Deve seguir o mesmo caminho por aqui, deixando o antigo câmbio automático de 4 marchas para o Etios.

Toyota Yaris 2019

O "próximo passo da Toyota" tem a ver com o fato de o Yaris ser maior e mais refinado do que o Etios. Mede 4,15 metros de comprimento e 2,55 m de entre-eixos, enquanto o hatch menor tem 3,77 m de comprimento e 2,46 m de entre-eixos. Deve trazer também uma lista de equipamentos mais completa. Na Ásia, ele vem de série com 7 airbags, controle de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas, monitoramento de pressão dos pneus e ar-condicionado digital, entre outros itens.

Por ficar acima do Etios, o Yaris entrará no mesmo segmento de Fiat Argo e Volkswagen Polo, com preços começando na casa dos R$ 50 mil. Este valor pode fazer com que a Toyota mexa na linha do Etios, eliminando as variantes mais caras para que não haja briga interna.

Além do hatch, a Toyota prepara também a variante sedã do Yaris. Ela chegará em um segundo momento, com uma possível pré-estreia no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, para começar a ser vendido em 2019. Será concorrente direto do Chevrolet Cobalt, Honda City e Volkswagen Virtus.

Fotos: Divulgação

Galeria: Toyota Yaris 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com